Nos dias 22 e 23 de fevereiro, a paróquia Bom Jesus, na cidade de Ponta Grossa (PR), aconteceu o Encontro da Juventude Missionária do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná). O encontro contou com a participação de bispos, sacerdotes e lideranças religiosas da diocese anfitriã e cerca de 20 jovens.

Entre os presentes estavam o bispo titular e o emérito de Ponta Grossa, dom Bruno Elizeu Versari e dom Sérgio Arthur Braschi; o assessor diocesano do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), padre José Nilson Santos; e o coordenador regional do Setor Juventude e assessor da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre Kleber Pacheco.

 

Espiritualidade e compromisso missionário

O tema central do encontro foi: “Espiritualidade e Espiritualismo”, trazendo reflexões sobre como a juventude missionária vive seu compromisso evangelizador no Paraná.

As atividades começaram na manhã do sábado, dia 22, com uma roda de conversa com dom Bruno, que partilhou sua experiência pastoral e respondeu às perguntas dos jovens. Ao refletir sobre os dons concedidos por Deus, o bispo enfatizou: “Deus não suscita os dons para pessoas ou para o grupo. Deus suscita os dons para a Igreja.”

Além da presença dos bispos, o encontro contou com a participação dos freis capuchinhos da paróquia Bom Jesus, que dialogaram com os jovens sobre o caminho missionário. Dom Sérgio Braschi também marcou presença, partilhando suas experiências missionárias e contando a história dos padroeiros e patronos da Missão Universal da Igreja e da Juventude Missionária.

 

20 anos da Juventude Missionária no Brasil

Durante o encontro, foi celebrada uma data especial: em 2025, a Juventude Missionária completa 20 anos de caminhada no Brasil. Para marcar essa trajetória, os jovens participaram de uma noite cultural, com momentos de partilha e confraternização, incluindo a partilha de um bolo comemorativo.

 

Testemunhos de fé e transformação

O evento também foi um momento de descoberta para alguns participantes que ainda não conheciam a Juventude Missionária. Camila Chiodi Souza, da arquidiocese de Curitiba, expressou sua experiência: “Que experiência incrível! Senti uma paz profunda e meu coração se alegrou. Senti um chamado, Deus me convidou a estar ali com aquelas pessoas e a fazer parte da JM.”

Para Ana Laura Bucharki Nascimento, da diocese de Ponta Grossa, o encontro reforçou o ardor missionário em sua vida: “Nesse encontro senti ainda mais o ardor missionário e como somos chamados a viver a missão de Deus em nossas vidas e também a transmiti-la aos jovens que encontramos nas paróquias e àqueles marginalizados. Assim, espalhando a todos os cantos a força e missão da JM!”

O Encontro da Juventude Missionária reafirmou o compromisso da juventude católica com a evangelização e a missão, fortalecendo laços e preparando o caminho para novas ações missionárias no Paraná.

Por: Luiz Fernando Nunes – Vice-secretário COMIRE Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts