A celebração da solenidade de Pentecostes foi diferente para muitos católicos no último fim de semana. A 19ª edição do Éffeta, um dos maiores eventos católicos do Paraná, realizado anualmente pela Comunidade Católica Emanuel (CCE) na Diocese de Paranavaí, reuniu mais de 30 mil pessoas no parque de exposições. Fé, perseverança e emoção marcaram o sábado (7) e domingo (8) de quem esteve presente no local.
A chuva e o frio não abalaram o público. Entre os presentes estavam mais de 1 mil voluntários que trabalharam no evento, que recebeu 150 caravanas de todo o Paraná, outros Estados do Brasil e até do Paraguai. Muitos passaram a madrugada na estrada para buscar a graça de Deus e ver os convidados especiais deste ano de perto: Frei Gilson e as Irmãs Maria Joana e Maria Raquel, do Instituto Hesed.
“Nunca tinha pregado debaixo de chuva. Pregar por 1h30 com o povo firme, sem arredar o pé, foi a primeira vez que vivi. Foi a coisa mais linda. Me fez lembrar do Evangelho, quando o povo ficou três dias ouvindo Jesus pregar, mesmo sem ter o que comer, porque a fome da Palavra era maior. Onde tem a Palavra de Deus, é Ele mesmo que fala com seu povo. E a Palavra de Deus é o que realmente precisamos escutar no dia de hoje”, disse Frei Gilson.
Além da pregação principal, o Éffeta contou com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo de Paranavaí, dom Mário Spaki; programação nos módulos para jovens, famílias e vocações; espaço para confissões; adoração ao Santíssimo Sacramento e shows católicos, um deles sendo o de encerramento, também com frei Gilson.
Dom Mário explicou que o Pentecostes é voltado para celebrar os dons do Espírito Santo e os novos carismas. Segundo ele, o frei é um desses novos carismas, pois arrasta multidões presencialmente e pelas redes sociais.
O fundador da CCE, Pe. Adão Dias Martins, reforçou que o objetivo do Éffeta é a salvação das almas e, neste ano, foi cumprido mais uma vez. “Quando o Éffeta nasceu, há 19 anos, nós tínhamos o desejo de que fosse um evento grande, mas não tínhamos ideia de que as coisas cresceriam assim. O mais importante hoje é que o Éffeta é um evento que por si só atrai um número grande de pessoas, mesmo quando não tem alguém conhecido, como o Frei Gilson neste ano. Há cada ano vem novas pessoas que retornam no ano seguinte. Em 2025 Deus providenciou algo diferente, o Jubileu, Pentecostes, a presença do Frei Gilson e das irmãs do Insitutio Hesing, uma série de providências de Deus para que tudo acontecesse como aconteceu. Superou todas as expectativas! Nossa gratidão a Deus e as pessoas que acreditam na Comunidade Católica Emanuel”, finaliza.
Fonte: Diocese de Paranavaí | Fotos: Nivaldo Santos
Autor: Maria Eduarda Oliveira








por