No último domingo, 15 de outubro, com uma grande celebração, a diocese Cornélio Procópio comemorou o seu Jubileu de Ouro. O momento foi marcado com a santa missa, presidida pelo bispo diocesano, dom Marcos José dos Santos, e concelebrada por bispos e padres diocesanos, religiosos e de outras dioceses. Estiveram presentes os bispos: dom Manoel João Francisco (bispo Emérito de Cornélio Procópio); dom Denilson Geraldo (Bispo auxiliar de Brasília (DF) e filho da diocese de Cornélio Procópio); dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2); dom frei João Mamede Filho (Bispo de Umuarama); e dom Antônio Braz Benevente (bispo de Jacarezinho). Logo após a missa, aconteceu um show com o cantor católico Thiago Brado, no Espaço Cultural, em Cornélio Procópio.

Reunindo grande número de fiéis das diversas cidades da diocese, foi marcante o grande número de jovens, que estavam celebrando o DNJ (Dia Nacional da Juventude), juntamente com o Jubileu.

A Diocese de Cornélio Procópio teve a abertura do seu ano Jubilar em 22 de maio de 2022. Criada no Pontificado do Papa Paulo VI, por meio da bula “VOTOS E PRECES – Votis et Precibus”, em 26 de maio de 1973, foi desmebrada da diocese de Jacarezinho, após trâmites legais, realizados por Dom Pedro Filipaik, bispo de Jacarezinho na época, que pediu a Sé Apostólica que de sua extensíssima diocese se formasse outra. A instalação se deu em 13 de outubro do mesmo ano (1973), juntamente com a posse do 1°bispo, dom José Joaquim Gonçalves. A diocese tem como padroeira  o Imaculado Coração de Maria, título que foi escolhida por dom José Joaquim, que era devoto de Maria.

O 2° bispo diocesano foi dom Domingos Gabriel Wisniewski, que tomou posse em 5 de agosto de 1979. O 3° bispo foi d om Getúlio Teixeira Guimarães, que tomou posse em 20 de maio de 1984, com a presença de dom Carlo Furno, então Núncio Apostólico do Brasil. Após 30 anos de dedicação e zelo, dom Getúlio ficou emérito em 01 de junho de 2014, com a posse do 4° bispo diocesano, dom Manoel João Francisco. Atualmente, a frente a diocese está dom Marcos José dos Santos, que iniciou seu pastoreio em 20 de agosto de 2022.

O lema para o Ano Jubilar da Diocese de Cornélio Procópio foi: “50 anos guiados pela graça de Deus! Ainda tens um longo caminho a percorrer.” (1Rs 19,7)

Pastoral da Comunicação da Diocese de Cornélio Procópio (PR)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts