A Igreja Católica se volta para o ponto central do Mês Missionário, com a realização da Coleta Missionária neste fim de semana, dias 18 e 19 de outubro. O Dia Mundial das Missões é um chamado global à solidariedade e à participação concreta na obra evangelizadora da Igreja.

A Campanha Missionária de 2025 é celebrada sob o tema “Missionários de esperança entre os povos” e o lema “A esperança não decepciona”, alinhando-se ao espírito do Ano Jubilar. Durante todo o mês de outubro, comunidades ao redor do mundo têm intensificado celebrações, formações e experiências missionárias, reforçando a “essência missionária” da Igreja.

 

Solidariedade que transforma vidas

A Coleta Missionária, que ocorrerá em todas as Igrejas católicas do mundo, tem a integralidade dos recursos revertida para o Fundo Mundial de Solidariedade, apoiando projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social. Estes fundos sustentam o trabalho de missionários locais e estrangeiros em quase mil e duzentas dioceses nas regiões mais vulneráveis e necessitadas do planeta.

Para a diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, irmã Regina da Costa Pedro, esta contribuição é fundamental. Ela enfatiza que a Campanha é uma oportunidade singular para a Igreja no Brasil de fortalecer sua vocação evangelizadora.

“Através do Dia Mundial das Missões, temos a oportunidade de apoiar concretamente a presença da Igreja em tantas regiões onde ela é a única presença de esperança, levando assistência e a Boa Nova de Jesus a todos os cantos do nosso país e do mundo. É um convite para que cada um de nós, leigos, religiosos e padres, nos tornemos efetivamente missionários da esperança.”

O Mês Missionário é um lembrete de que todos os fiéis podem colaborar com a missão da Igreja, seja por meio da oração ou da ação. A Igreja exorta a comunidade global a participar desta “grande corrente de oração e solidariedade” neste fim de semana decisivo, vivendo a missão de Jesus Cristo e sendo, de fato, missionários da esperança.

 

Transparência na destinação dos recursos

Através da Campanha Missionária e de outras iniciativas, as Pontifícias Obras Missionárias reafirmam o compromisso da Igreja Católica com a missão evangelizadora, inspirando os fiéis a se engajarem ativamente na difusão do Evangelho e na construção de um mundo mais justo, solidário e fraterno.

As POM colaboram com 1.118 dioceses pobres que dependem do Dicastério para a Evangelização. São Igrejas jovens existentes nos “territórios de missão”. Em 2024, a contribuição do Brasil para o Fundo Mundial de Solidariedade foi de R$ 11.283.902,60.

Saiba como os recursos do Fundo Mundial de Solidariedade são distribuídos

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts