Apenas três faculdades brasileiras de teologia alcançaram nota máxima na avaliação do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), que publicou os indicadores de qualidade dos cursos na última semana. As faculdades católicas Studium Theologicum – Claretiano, de Curitiba-PR, e a Católica de Pelotas-RS, e também a evangélica Faculdade LatinoAmericana, de Arujá-SP, atingiram a nota 5 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). 

Fachada da Faculdade

O Studium Thelogicum, Claretiano de Curitiba, oferece o curso de teologia há quase 90 anos, onde já formou muitos teólogos, entre eles muitos sacerdotes, vários bispos e inclusive cardeais. No penúltimo Enade o Studium Theologicum já havia conseguido a nota máxima devido ao investimento na área do ensino e aprendizagem. A grande maioria dos professores são doutores em teologia e trabalha uma teologia na linha da pesquisa e na fidelidade ao Magistério da Igreja. 

Para o padre Claretiano Márcio Fernandes, professor e diretor acadêmico dos Claretianos, o Studium Thelogicum possibilita aos estudantes adquirir métodos de estudo, de capacidade de expressão escrita e de interpretação de textos; e senso crítico frente aos problemas da sociedade atual. 
“Temos a consciência de que o projeto educativo oferecido durante os quatro anos do curso de Teologia, constitui um terreno sólido, teórico e prático para os estudantes. Tal fato, somado ao talento e juventude de cada aluno, culminou neste brilhante resultado”, afirmou padre Márcio. 

Segundo o padre redentorista Joaquim Parron, professor de teologia moral no Studium Theologicum, a meta é formar jovens que se preparam para a vida presbiteral e religiosa numa teologia bem articulada com a realidade e ao mesmo tempo fiel ao ensino oficial da Igreja. Essa proposta do Studium tem ajudado a preparar bem os novos padres para evangelizar num mundo plural e ecumênico e ao mesmo tempo fiel a catolicidade da nossa fé, ressalta padre Parron.  

 
Os estudantes que coordenam o Diretório Acadêmico também celebraram a nota máxima no Enade. “É muito compensador estar numa faculdade de teologia que está entre as três melhores do Brasil, conforme foi o resultado do Enade”, celebrou o estudante Irmão Saletino Geferson Guisso.  

Faculdade Claretiana de Teologia
Av. Presidente Getúlio Vargas , nº 1193 – Curitiba (PR)
Telefone (41) 3307-7729 | https://claretiano.edu.br/

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts