As atividades iniciaram com a Leitura Orante sob a ótica da comunicação.
O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontece em Natal (RN) até 1º de novembro, terá na manhã desta terça-feira (29) o Seminário Comunicação Comunitária e Construção da Cidadania, com assessoria da professora doutora Raquel Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRJ), e como debatedores o professor doutor Juciano de Sousa Lacerda (UFRJ) e o padre Manoel filho, da Arquidiocese de Salvador (BA).
No horário da tarde prosseguem os GTs (Grupos de Trabalho).
Na manhã de ontem (28) o professor doutor Muniz Sodré, emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o assessor da conferência que abriu o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), falando do tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, temática central do Mutirão. Na apresentação, o professor apresentou questões relativas à cultura, mídia e religião.
Sobre a internet o professor observou que é um ambiente fértil e que impões diversos desafios para os cristãos. “O ambiente da internet é tão real quanto o físico, então a igreja tem que estar presente”, apontou.
Quanto a televisão, de acordo com Sodré, mesmo as católicas, seguem um mesmo padrão “Globo”. “Apesar de cumprirem seu papel tem repensar o modelo”. Segundo o professor a igreja está a meio caminho, “ainda não é um caminho satisfatório”.
Para o professor o rádio atua melhor que a TV no que diz a respeito a propagação da mensagem da fé. “O rádio é poderoso muito forte na vida do brasileiro”, disse.
Fonte: Jorge Teles
por