Na tarde do último sábado, 23 de outubro, foi realizado um encontro para os intérpretes católicos da Igreja do Paraná. O encontro foi transmitido pelo Youtube e teve, ao vivo, mais de 50 participantes. Como a live era pública, foram registradas também participações de outros estados, por exemplo: Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e outros. 

O diácono Glauber Gualberto Junior dos Santos, da Arquidiocese de Londrina (PR), abriu o encontro com um momento de espiritualidade. Em seguida, fez a sua conferência sobre a espiritualidade do intérprete na Santa Missa. Segundo o coordenador dos intérpretes católicos de Libras no Paraná, Antônio Nilson Alves Vianna, ele falou sobre a importância de o intérprete preparar-se, espiritualmente, para a Santa Missa. Essa primeira conferência foi interpretada pelo Márcio Ferri Dutra, coordenador dos intérpretes na Arquidiocese de Londrina (PR). 

Intérprete Márcio Ferri Dutra e o diácono Glauber Gualberto Junior dos Santos

“O diácono nos recordou que temos que nos preparar espiritualmente, a fim de conseguirmos transmitir a mensagem, da melhor forma possível, para o surdo. Dessa forma, ele se sentirá amado por Deus na hora da interpretação, sentindo a mesma emoção que a gente, ouvinte, sente ao escutar uma homilia e participar da mesa da Eucaristia”, disse Antônio. 

 A segunda conferência foi realizada pelo vice-coordenador nacional dos intérpretes católicos de Libras, Marcelo Santana, que atua na pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). O tema abordado foi “Liturgia”. A interpretação dessa conferência foi realizada pelo Antônio Nilson Alves Viana e pela Mariana Mara Gomes da Silva Martins, da coordenação regional dos intérpretes.  

Marcelo Santana e o intérprete Antônio Nilson

“Nessa conferência, o Marcelo, falou da liturgia, de modo geral, destacando a importância do intérprete preparar-se previamente, rezando as leituras, o Evangelho e a Oração Eucarística que será utilizada. Ressaltou que o intérprete precisa buscar os sinais que não conhece, a fim de treinar em casa, antes de ir na Santa Missa”, relatou a Antônio. 

O encontro foi organizado pela equipe da coordenação dos Intérpretes Católicos do Regional Sul 2 da CNBB, que é composta por: Antônio Nilson Alves Viana (coordenador); Jiane Ribeiro Neves Cwick (vice-coordenadora); Rute Rossetto de Souza (secretária) e Mariana Mara Gomes da Silva Martins (membro da coordenação). Além disso, contou com o apoio técnico do Rodrigo Barbosa Nogueira (surdo) e da Fabielly Kolisnek Negrisoli (surda), ambos da Diocese de Guarapuava (PR).  

Antônio relatou que, devido aos temporais que atingiram o estado do Paraná na tarde de sábado, muitos intérpretes não conseguiram participar, por falta de energia ou de internet. No entanto, o encontro ficou gravado no Youtube e pode ser assistido posteriormente. Apesar disso, segundo Antônio, “foi um encontro no qual houve bastante interação dos participantes com os palestrantes”. 

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts