Na manhã deste sábado, 5 de novembro, a comitiva missionária em visita à Guiné-Bissau celebrou a missa na catedral Imaculada Conceição de Bafatá e, logo depois, partiu para a cidade de Quebo, onde está localizada a Missão São Paulo VI.

A missa foi presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo administrador diocesano, padre Lúcio Brentegani, e pelo coordenador de pastoral da diocese de Bafatá, padre Paulo de Pina Araújo, e concelebrada pelos padres: Emerson Lipinski, Edson Zamiro e Rafael Fuchus. Esse é o horário de missa na catedral, celebrada todos os sábados em memória dos fiéis defuntos.
Dom Geremias rezou, especialmente, em memória de dom Pedro Carlos Zilli, brasileiro, primeiro bispo de Bafatá, falecido em marco de 2021. Em sua homilia, ele recordou que a missão São Paulo VI foi um desejo de dom Pedro, que sempre motivou a Igreja do Paraná a assumir uma missão em sua diocese.
“O desejo inicial de ter uma missão da Igreja do Paraná nesta diocese foi de dom Pedro. Foram muitas reuniões entre os bispos, discernimentos, elementos considerados para que pudéssemos preparar pessoas que viriam para a missão. Portanto, queremos louvar a Deus por sua vida, por seu ministério e testemunho que deixou entre nós”, disse o arcebispo.
Após a missa, dom Geremias e os padres foram até o túmulo de dom Pedro, que está localizado dentro da catedral, para fazer um vídeo dirigido à Igreja do Paraná, especialmente aos familiares e amigos de dom Pedro, e fizeram um momento de oração.
Ao terminar a missa, a comitiva missionária tomou café na casa episcopal de Bafatá e seguiu viagem para a cidade de Quebo, a 220km. Depois de quase duas horas de estrada, por volta das 12h30 (10h30 no Brasil), eles chegaram na comunidade São Paulo VI, em Quebo, onde as irmãs Maria de Fátima e Helena, junto a muitos membros da comunidade, especialmente, crianças e jovens, os recepcionaram com cantos e abraços.
Amanhã, domingo, dia 6 de novembro, está programada uma missa na comunidade vizinha, de Cuntabani, e uma missa na sede da Missão. Na segunda-feira, 7 de novembro, acontecerá a bênção de inauguração da escola da Missão São Paulo VI.


(Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Sul 2)
por