Nos dias 8 e 9 de março aconteceu a primeira reunião ordinária da Comissão Regional dos Presbíteros (CRP) do Paraná. Participaram padres representantes das 18 arqui/dioceses e das duas eparquias ucranianas do Paraná e o bispo referencial para os presbíteros, Dom Walter Jorge Pinto, bispo de União da Vitória (PR). 

O objetivo desse encontro foi a partilha fraterna entre os padres sobre as dificuldades e passos dados neste tempo de pandemia. “Os padres partilharam, especialmente, sobre a situação eclesial atual, sobre como a Pastoral Presbiteral está atuando, como estão sendo as práticas nas dioceses neste tempo de pandemia”, afirmou Pe. Emerson Lipinski, Presidente da CRP.  

Pe. Emerson Lipinski pertence ao clero da Diocese de são José dos Pinhais (PR)

A partir desse encontro, a Comissão definiu que não realizará nenhum encontro presencial ao longo deste ano, mas que eles acontecerão de forma remota, por meio das plataformas digitais. “Vamos promover momentos de fraternidade presbiteral e também de formação permanente, mas todos online, a fim de proteger a vida dos nossos presbíteros, evitando o contagio do Coronavírus”, disse Pe. Emerson.   

Durante o encontro, os padres também manifestaram solidariedade e pesar pela vida dos quatro padres que vieram a óbito no Paraná, em decorrência da Covid-19. E partilharam sobre o estado de saúde de alguns padres que se encontram internados nos hospitais.  

A Comissão Regional dos Presbíteros tem a missão de promover a vida e o ministério dos presbíteros do Paraná, visando a sua capacitação, realização pessoal e desempenho de seu ministério, de modo que, nos presbitérios diocesanos se viva a comunhão e a participação, bem como em todo Regional.  

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts