No último domingo, 31 de agosto, a Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Sul 2 da CNBB promoveu, na Província Eclesiástica de Curitiba, um encontro de formação que reuniu mais de 150 agentes pastorais das seis dioceses que a compõem (Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória e Guarapuava). O evento foi realizado na Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, na Fazenda Rio Grande (PR), Diocese de São José dos Pinhais, e foi marcado por momentos de espiritualidade, formação e partilha.

A recepção iniciou às 7h30, seguida de café e momento de acolhida. Às 9h, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo assessor eclesiástico da Pastoral Familiar no Paraná, padre Glauco de Camargo Pinto, e concelebrada pelo pároco local, padre Valter de Jesus Souza. A liturgia contou com ampla participação dos agentes e da comunidade, marcada pela alegria da comunhão e da missão, além da celebração do Dia do Catequista, relembrando a importância dos agentes catequistas matrimoniais.

As atividades foram conduzidas pelo casal coordenador regional, Cloves e Milene Angeleli, da diocese de Toledo (PR), juntamente com os membros da Comissão Regional presentes. Durante o encontro, foram aprofundados os objetivos da Pastoral Familiar e refletidos os setores de atuação: Serviço à Vida, Núcleo de Formação e Espiritualidade/Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (NFE/INAPAF), Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais. Foi também um espaço de partilha de experiências e apresentação de iniciativas desenvolvidas em cada realidade diocesana.

Em mensagem enviada, o bispo de Apucarana e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Carlos José de Oliveira, reforçou o chamado missionário da pastoral: “Nossa missão é anunciar com alegria e criatividade, em sintonia com as diretrizes da Igreja, alcançando todas as realidades das famílias em nossas paróquias, acolhendo-as sem qualquer pré-julgamento”.

A reflexão pastoral esteve em sintonia com a exortação apostólica Amoris Laetitia, na qual o Papa Francisco lembra que “o bem da família é decisivo para o futuro do mundo e da Igreja” (AL 31), e com a Palavra de Deus, que nos recorda: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15).

Além da parte formativa, foram dadas orientações sobre a Semana da Vida, o Congresso Nacional da Pastoral Familiar e a próxima Assembleia Regional do Sul 2, considerados momentos essenciais de avaliação, planejamento e fortalecimento da missão.

O encontro foi encerrado às 16h, com oração e bênção final, sublinhando a importância da ação conjunta da Comissão Regional da Pastoral Familiar Sul 2 com a Província de Curitiba, reafirmando o compromisso de evangelizar com e pelas famílias, em unidade de fé, amor e missão.

A Comissão Regional agradeceu de modo especial aos agentes da Pastoral Familiar da Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa que, com dedicação e zelo, organizaram a ambientação e a alimentação dos participantes. O encontro contou ainda com a colaboração do casal Rafa e Jô, coordenadores da Província de Curitiba, e do casal Jocel e Cleide, coordenadores da diocese de São José dos Pinhais, que estiveram à frente da organização local do evento.

Com este encontro, a Comissão Regional da Pastoral familiar encerrou o ciclo de encontros provinciais de 2025. Os encontros anteriores em 27 de abril na Província de Londrina; 07 de junho na Província de Cascavel; e 5 de agosto na Província de Maringá; e reuniram centenas de agentes de todo o estado.

Por Cloves Angeleli

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts