O Regional Sul 2 foi representado pelo presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Emerson Lipinski
Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) realizou sua Assembleia Geral na Casa Betânia, em Salvador (BA). Participaram os membros da presidência da CNP e os presidentes da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) dos regionais da CNBB. O bispo referencial para a CNP, Dom André Vital, da Diocese de Limoeiro do Norte (CE), também esteve presente. Representando o Regional Sul 2 da CNBB, participou o presidente da CRP, padre Emerson Lipinski.


Os dias do encontro foram permeados de muita espiritualidade, com a santa missa, sempre presidida por Dom Vital, e pela oração da Liturgia das Horas. Na quinta-feira, dia 9, o grupo visitou o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa do Brasil, e puderam conhecer toda estrutura do santuário, o memorial de Santa Dulce e um pouco de sua história. Além disso, houve momentos de fraternidade presbiteral, com passeio e confraternização.
Na pauta da Assembleia, houve um momento para cada presidente de Regional apresentar a caminhada da Pastoral Presbiteral nas dioceses que compõe o seu Regional. Este foi um momento de partilha e avaliação, visando encaminhar a Pastoral Presbiteral na Igreja do Brasil, bem como a produção de materiais para que essa pastoral dê passos e se fortaleça nas dioceses.
Também foram realizados os encaminhamentos para o 19º Encontro Nacional de Presbíteros, previsto para acontecer no ano de 2024, na cidade de Aparecida (SP). Foram definidos tema, lema, assessor, data, bem como avaliados a necessidade de mudanças na estrutura e na duração do encontro.
Segundo padre Emerson, essa Assembleia trouxe ânimo e rumo. “Entusiasmados pelo lema do 3º Ano Vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho”, sinto que precisávamos dessa assembleia para saber como conduzir as ações pastorais e missionárias da Pastoral Presbiteral em nosso estado do Paraná. Hoje, com as orientações recebidas, sabemos como caminhar em unidade com a CNP e como sermos assertivos nas ações da CRP. Posso dizer que saio dessa assembleia com o coração mais ardente pela missão e com a indicação do caminho certo a percorrer”, disse o padre.
Durante o encontro, a CNP também realizou a prestação de contas do ano de 2022; foram realizadas avaliações do estatuto, bem como os encaminhamentos em relação às eleições nos regionais; avaliada a contribuição para o sustento e manutenção da CNP; e outros assuntos pertinentes ao quadriênio da presidência da CNP, que inicia sua gestão com essa assembleia. Uma decisão importante para a CNP foi a aprovação de uma plataforma digital para oferecer conteúdo de formação permanente para os presbíteros da Igreja no Brasil.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)
por