Nos dias 11 a 13 de maio uma equipe do COMIRE (Conselho Missionário Regional) visitou paróquias da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão. O coordenador do COMIRE, Odaril José da Rosa, e o secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Pe. Valdecir Badzinski, juntamente com as missionárias Mariana Baião, Samara Taíza e Luana Saragiotto Gomes, que já estiveram na Missão Católica São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, e a Maria Seli da Cruz Santos, que viaja para Guiné-Bissau em junho, visitaram quatro paróquias nas cidades de Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Realeza.
Essa visita missionária tem por objetivo promover a Missão Católica São Paulo VI, que está no país da Guiné-Bissau e é de responsabilidade de toda a Igreja do Paraná, e despertar a consciência missionária. Dado que a missão acontece em três âmbitos: com os pés dos que vão, com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que contribuem, a equipe motivou a comunidade a participar dessas três formas. A fim de contribuir com a Missão, foi lançado o desafio de que a paróquia promova alguma ação missionária, ao longo do ano, para arrecadar fundos em prol da missão.
Itinerário da visita
Ao chegar no território da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, na tarde de sábado, 11, a primeira atividade foi visitar a família da Maria Seli, conhecida por todos como Fia, que embarca para a Guiné-Bissau no próximo dia 8 de junho. Na ocasião, Pe. Valdecir e Odaril tiveram a oportunidade de conversar com o marido e o filho da missionária, explicar sobre o trabalho que ela desenvolverá, os desafios e alegrias que pode encontrar e também agradecer a disponibilidade da família. Na noite do sábado, a primeira paróquia a ser visitada foi São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, na qual Pe. Valdecir presidiu a celebração eucarística.
Na manhã de domingo, o grupo se dividiu em duas equipes para participar das missas na Paróquia Cristo Rei, em Realeza, e na Paróquia Santo Antônio, em Dois Vizinhos. O bispo da diocese, Dom Edgar Xavier Ertl, acolheu e almoçou com os missionários na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, que estava em festa, na cidade de Dois Vizinhos. Na noite do domingo, a animação missionária aconteceu na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, onde Pe. Valdecir presidiu a missa, concelebrada pelo pároco Pe. Deucir Poletti, pelo vigário Pe. Irineu Caus e pelo coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese Pe. Emerson Detoni.
A equipe visitou ainda o Seminário de Filosofia Bom Pastor, em Francisco Beltrão, na segunda-feira, dia 13. A missa das 19 horas, que é aberta aos vizinhos e amigos do seminário, foi presidida
pelo Pe. Valdecir, concelebrada pelo reitor Pe. Aldemir Francisco Belaver, e contou com o testemunho das missionárias que já estiveram na África.
O COMIRE ficou imensamente grato e avaliou como muito positiva a visita à Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, tanto pela acolhida aos missionários, quanto pela sensibilização demonstrada à causa da Missão. Que o Senhor continue a conduzir e fortalecer este povo de Deus em sua missão evangelizadora.
































por