O Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Paraná promoveu, no mês de maio, uma série de seis lives de formação sobre o Programa Missionário Nacional (PMN). As lives eram públicas, transmitidas a partir dos canais do Facebook e Youtube do Regional Sul 2 da CNBB. Os assessores das formações foram o Padre Daniel Luz Rochetti (SAC) e a Irmã Sandra Regina Amado, assessores da Comissão Episcopal Pastoral e Cooperação Intereclesial da CNBB. O coordenador do COMIRE no Regional Sul 2, Diácono Pedro Lang, apresentou e coordenou a dinâmica das lives, que também contaram, em todas as noites, com a presença e participação do bispo de Ponta Grossa e Referencial para a dimensão missionária no Paraná, Dom Sergio Arthur Braschi.
Segundo o diácono Pedro, desde que assumiu a coordenação do COMIRE e começou a participar das formações missionárias em nível nacional, percebeu a necessidade de organizar a caminhada missionária no Paraná a partir do PMN. “Conversando com a coordenação do COMIRE e com dom Sergio, decidimos realizar uma formação mais aprofundada sobre o PMN. Convidamos os assessores nacionais da CNBB para a dimensão missionária e, com eles, fizemos essa programação de seis lives, que seriam abertas ao público. Pessoalmente, fiquei muito contente com a dinâmica da apresentação dos temas e também com a participação do povo, especialmente, os envolvidos com a dimensão missionária”, afirmou o diácono.
Em todas as lives, houve a participação média de 150 pessoas conectadas. Além disso, muitos relataram que assistiram em outros momentos, dado que os vídeos das transmissões ficam disponíveis nos canais em que foram realizadas (Youtube e Facebook).
Para cada noite de formação, o COMIRE convidou pessoas de diferentes lugares do Paraná para fazer a oração inicial. No início da noite da terceira live, Dom Odelir José Magri, bispo de Chapecó e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral e Cooperação Intereclesial da CNBB, foi convidado para dar uma palavra aos participantes. Ele manifestou alegria e incentivou todos a aproveitarem bem essa oportunidade de formação: “É uma alegria, pois sabemos que o Regional Sul 2 tem uma história missionária e uma experiência bonita de missão ad gentes. Esse desejo de conhecer melhor o PMN, tomar mais consciência do que ele significa, certamente vai fazer com que ele aconteça na realidade concreta do regional”.
A programação das datas e temas abordados foi a seguinte:
10 de maio: Formação de animação e introdução
12 de maio: PMN: Ver/ouvir/tocar
18 de maio: PMN: iluminar 1 (teologia da missão)
19 de maio: PMN: iluminar 2 (espiritualidade missionária)
24 de maio: Agir: 4 prioridades
26 de maio: Sustentabilidade e Santas Missões Populares
Padre Daniel afirmou que a proposta das formações foi além da apresentação do PMN, pois foi um aprofundamento, como uma leitura dirigida. “Tornar conhecido e abraçado o PMN pelo Regional Sul 2 e pelas dioceses, pelos grupos, pelos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA) foi muito bom, por que é necessário para direcionar, articular em rede o trabalho da missão. É importante que a gente compreenda que o PMN precisa ser sustentado por uma consciência eclesial missionária, se não vai ser apenas um plano que depois vai ser engavetado e pronto. O PMN não tem o objetivo apenas de realizar atividades, mas principalmente, ajudar-nos a nos descobrir como cristãos discípulos missionários”.
Ir. Sandra destacou que assessorar essas lives foi uma oportunidade de partilhar os anseios da Comissão missionária da CNBB e concretizar o PMN: “Eu acredito que foram momentos de fortalecimento para os Conselhos Missionários, em todos os níveis do regional”. A religiosa frisou também a participação dos internautas: “Houve perguntas muito interessantes e pertinentes ao assunto. Gostei da participação, em geral, também daqueles que escreviam uma palavra de incentivo, diziam que estavam gostando, pois isso nos ajuda a entender se estamos conseguindo transmitir o conteúdo e o que precisamos melhorar”. Além disso, Ir. Sandra manifestou a alegria em assessorar uma formação para o Regional Sul 2, dado que ela é paranaense, natural do município de Tamarana (PR): “Foi uma alegria muito grande estar presente neste regional, que é o meu regional de origem”.
As seis lives de formação sobre o Programa Missionário Nacional estão disponíveis no canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB e são um material valioso para formação missionária.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)