Nos dias 17 a 19 de novembro de 2023, aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), a celebração do X Sulão de Catequese. Foi um momento de muita reflexão e partilha, que teve por tema: “Catequista, ministro a serviço da comunhão eclesial”; lema: “Hoje a salvação entrou nessa casa”; e como ícone bíblico a história de Zaqueu (Lc 19, 1-10). O Sulão reuniu catequistas de 5 estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O Regional Sul 2 da CNBB foi representado por um grupo de 73 catequistas, tendo as 18 dioceses representadas no evento. 

O Sulão teve início no dia 17, a partir das 14h, com a palavra dos coordenadores regionais e a saudação do bispo da diocese de Taubaté (SP) e referencial da dimensão bíblico-catequética do Regional Sul 1, dom Wilson Angotti. Após as saudações realizou-se a oração inicial do encontro, coordenada pelo regional Oeste 1, que convidou todos a se colocarem em uma atitude de escuta e disponibilidade para bem receber os frutos do Sulão e partilhar com os irmãos e irmãs de cada diocese, assim como a luz é partilhada, por meio da chama das velas acessas no Círio Pascal. Ainda na sexta-feira foi possível revistar a história do Sulão, que celebra seus 35 anos de caminhada catequética. Ao final do dia os participantes participaram da celebração eucarística na Basílica de Aparecida. 

O dia de sábado teve início com um momento de oração, coordenado pelo estado do Rio Grande do Sul e, na sequência, o leigo Victor Hugo de Paiva, de Castanhal (PA), proferiu a conferência sobre o tema: “O ato de comunicar no Ministério da Catequese”. As provocações do conferencista ajudaram a refletir sobre a necessidade de comunicar o Evangelho com uma linguagem que todos possam entender e que alcance a todos em suas realidades. Após o almoço, os trabalhos iniciaram com um momento orante, coordenado pelo Regional Sul 2, no qual se destacou a figura da árvore em que Zaqueu subiu para ver Jesus. Os participantes foram convidados a refletir sobre a caminhada catequética em seus momentos alegres e nas dificuldades.  

Após a oração, aconteceu a segunda conferência, ministrada pela leiga Mariana Venâncio, membro da equipe nacional da Dimensão Bíblico- Catequética da CNBB, com o tema: “O Catequista a serviço da missão eclesial”. Ela destacou a importância de ter catequistas conectados com a vida de comunidade e com o espaço eclesial, dispostos a realizar seu serviço com atitudes de humildade e zelo. O sábado encerrou-se com a recitação do terço e uma procissão luminosa ao redor da Basílica, tendo à frente a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Os catequistas pediram a intercessão da Mãe pela missão, pelos catequizandos, suas famílias e os catequistas de todo Brasil.  

No domingo, os participantes participaram da missa, junto com os romeiros, na Basílica de Aparecida e tiveram a oportunidade de agradecer a Deus pelos dons recebidos. O bispo de Pelotas (RS) e referencial da dimensão bíblico-catequética no Rio Grande do Sul, dom Jacinto Bergman, proferiu a última conferência do evento, destacando que o catequista é o Ministro da Palavra e, pelo serviço à Palavra, alcança os catequizandos com uma mensagem de salvação. 

“Os participantes avaliaram o encontro como positivo. Foi um momento de renovar o entusiasmo pela missão de catequizar e pedir a intercessão da Mãe Aparecida para que sejamos, cada vez mais, homens e mulheres a serviço da Palavra e possamos fazer tudo que o Filho nos pedir”, disse a coordenadora da dimensão bíblico-catequética da CNBB Sul 2, Débora Regina Pupo. 

Por Débora Regina Pupo – Coordenadora da Dimensão Bíblico-Catequética no Regional Sul 2 da CNBB

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts