Na manhã desta terça-feira, 3 de fevereiro, o diácono Pedro Lang e sua esposa, Salete Lang, participaram de uma reunião com a presidência do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba (PR). O casal é reitor da Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África, desde maio de 2024. Após um mês de férias, eles se preparam para retornar à missão. A viagem de volta está programada para a próxima terça-feira, 10 de fevereiro. 

A reunião aconteceu com o arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; com o secretário, dom Mário Spaki (de forma remota); e o secretário executivo padre Valdecir Badzinski. O encontro foi marcado por uma fraterna partilha sobre os desafios e os frutos colhidos no trabalho missionário. 

Um dos principais pontos tratados foi o discernimento dos nomes que integrarão uma visita pastoral à missão no mês de abril, quando também acontecerá a celebração do jubileu da diocese de Bafatá. Foram selecionados nove nomes, dentre vários que se candidataram, para participar desta visita, a qual tem o objetivo de fortalecer os laços com a missão, além de preparar novos missionários que futuramente possam assumir responsabilidades de longo prazo.  

Dom Mário recordou, com alegria, que a Missão São Paulo VI é um dos motivos pelos quais o Regional Sul 2 foi escolhido para sediar o 7º Congresso Americano Missionário (CAM7), agendado para o ano 2029, na arquidiocese de Curitiba. Segundo o bispo, a missão mantida na África desde 2014 é motivo de grande gratidão para a Igreja do Brasil. Ele também mencionou a possibilidade de um ano missionário em âmbito nacional e, talvez, regional, como parte da preparação para o CAM7. 

A reunião também abordou questões práticas e burocráticas, com destaque para o funcionamento da Escola São Paulo VI, que atende mais de 300 alunos do jardim de infância até o sexto ano. Outro tema importante foi o trabalho realizado pelo Centro de Recuperação Nutricional (CRN), inaugurado em julho de 2025, que tem se destacado pela excelência no cuidado com crianças desnutridas e gestantes em situação de risco na região de Quebo, uma área carente de serviços básicos de saúde. 

Segundo o relato do casal, o CRN tem salvado vidas e prevenido muitas mortes, realizando buscas ativas por crianças em comunidades isoladas e acompanhando gestantes até o parto seguro. A própria diocese de Bafatá reconhece a relevância deste trabalho humanitário e evangelizador. 

Pedro e Salete Lang estão no segundo período em missão na África. Eles foram pioneiros da Missão São Paulo VI, tendo atuado de 2015 a 2018. Em 2024, retornaram com novo vigor para continuar o serviço missionário. Atualmente, são os reitores da missão, atuando nas áreas de evangelização, educação e saúde. 

A Igreja do Paraná agradece o dom da vida e da entrega generosa desse casal missionário. E roga para que o Senhor da Messe continue a despertar corações generosos para servir e levar adiante essa missão além-fronteiras. 

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts