No segundo dia da 61ª Assembleia Geral da CNBB, os bispos continuaram o seu retiro espiritual, conduzido pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin. O tema da sinodalidade foi o centro das reflexões propostas pelo cardeal. Participam dessa Assembleia mais de 400 bispos, dentre eles, representam o episcopado paranaense 25.
O bispo de Campo Mourão, dom Bruno Elizeu Versari, destacou que o cardeal Parolin propôs a comparação da Igreja com um canteiro de obras, que se constrói permanentemente. Ele disse que as reflexões ajudam a rezar, a pensar na missão do bispo. “O cardeal concluiu dizendo que a missão do bispo é marcada pela paciência de unir todas as pessoas em uma construção que é a Igreja, através dessa missão evangelizadora”. Confira o vídeo com o comentário de dom Bruno.
O bispo de Toledo, dom João Carlos Seneme, destacou sobre o retiro o tema da comunhão. Confira seu comentário no vídeo:
“A própria pessoa do cardeal já nos transmite muita paz, muita tranquilidade, e o retiro está sendo muito proveitoso”, disse o bispo da Eparquia Ucraniana Imaculada Conceição, dom Meron Mazur. O bispo disse que falou com o cardeal Parolin sobre a situação de guerra na Ucrânia, e que ele afirmou que é preciso rezar muito, pois a situação ainda é muito complexa. Confira o comentário de dom Meron no vídeo abaixo:
O bispo de Umuarama, dom João Mamede Filho, disse que as reflexões do retiro estão em comunhão com o que ele orientou a um padre de sua diocese que está em missão. “Até me espanta o quanto que eu me identifico com tudo o que ele está falando: da Igreja como lugar de criatividade, como lugar de comunhão, participação. Foi o que eu disse para o padre Fernando, lá nas margens do rio Madeira, no Amazonas”, disse o bispo. Confira o seu comentário no vídeo a seguir.
Karina de Carvalho – Jornalista da CNBB Sul 2
por