O Conselho Episcopal de Pastoral se reúne duas vezes por ano na sede do Regional, em Curitiba (PR) 

Aconteceu na sede do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba (PR), nessa terça-feira, 20 de maio, a primeira reunião do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB. Esse conselho se reúne duas vezes por ano (maio e agosto) e é formado pelos três bispos da presidência do Regional, por um bispo representante de cada Província Eclesiástica (Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina) e um bispo da Igreja Católica do rito Ucraniano. 

Participaram da reunião, os membros da presidência: dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina e presidente), dom Amilton Manoel da Silva (bispo de Guarapuava e vice-presidente) e dom Mário Spaki (bispo de Paranavaí e secretário); representando a província de Curitiba: dom Reginei José Modolo (bispo auxiliar de Curitiba), representando a província de Maringá: dom Severino Clasen (arcebispo de Maringá); representando a província de Cascavel: dom Sérgio de Deus Borges (bispo de Foz do Iguaçu); e representando a Igreja Católica Ucraniana, dom Volodemer Koubetch (arcebispo da metropolia católica ucraniana São João Batista). O bispo de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira, representante da província de Londrina, não pôde se fazer presente na reunião. Participou também o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski. 

Os bispos iniciaram o dia com a celebração da eucarística na capela do Regional. Em seguida, tomaram café e iniciaram a reunião com uma pauta extensa de assuntos. Entre os assuntos estiveram: as iniciativas de animação do Jubileu 2025 – Peregrinos de Esperança; a Missão Católica São Paulo VI, que a Igreja do Paraná tem no país da Guiné-Bissau; a Pré-COP 30 e a COP 30; a Cáritas; o acompanhamento das Pastorais no Regional; e questões administrativas. 

Sobre a reunião, padre Valdecir, afirmou que transcorreu num clima de fraternidade e preocupação dos bispos com a caminhada pastoral da Igreja no Paraná. “Foi uma reunião muito proveitosa e fraterna. Os assuntos foram muitos, ainda assim os bispos dedicaram especial atenção a cada um deles. Algo que demonstra o zelo e o compromisso do episcopado pela caminhada pastoral da Igreja no Paraná”, afirmou o padre. 

Para ele, a postura dos bispos na reunião reflete também a responsabilidade da Igreja frente aos desafios contemporâneos da missão evangelizadora. “As complexidades da evangelização no tempo atual requerem uma atenção redobrada do episcopado e das lideranças da Igreja, para dar respostas consistentes e satisfatórias para aqueles que seguem a sua fé na Igreja Católica nos tempos atuais”, afirmou. 

O Conselho Episcopal de Pastoral corresponde à presidência ampliada do Regional Sul 2 da CNBB e se reúne duas vezes por ano com o objetivo de rever, avaliar e encaminhar assuntos referentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná. A segunda reunião do ano vai acontecer no próximo mês de agosto.  

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts