Chegou ao fim, ao meio-dia desta sexta-feira, 19 de setembro, a Assembleia dos Bispos do Paraná, realizada desde o dia 17 no Centro Social e Pastoral Shalom Dom Olívio, na Diocese de Foz do Iguaçu (PR). O último dia de encontro começou com a oração das Laudes e, em seguida, os bispos se dirigiram à sala de conferências para concluir a pauta de temas pastorais. 

Pastoral da Ecologia Integral: frutos e desafios 

O primeiro momento da manhã contou com a participação de Fátima Langbeck, membro da coordenação regional da Pastoral da Ecologia Integral. Ela apresentou as ações desenvolvidas no último ano e destacou a importância de responder aos desafios climáticos de forma concreta. 

“É com desejo de responder concretamente à Laudato Si’ que, hoje, viemos aqui na Assembleia dos Bispos apresentar como vai a Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2. Falamos sobre todas as boas práticas que já identificamos nesses últimos anos em cada diocese e também sobre o projeto piloto que realizamos, que se chama Festa Paroquial Mais Sustentável. Saber que fomos tão bem acolhidos pelo Episcopado nos dá alegria e impulso renovado para continuar nossas ações”, afirmou Fátima. 

Assista ao vídeo: 

Novo curso de especialização em Teologia Pastoral 

Na sequência, os bispos receberam a participação do padre Wesley Almeida dos Santos, que apresentou o novo curso de especialização em Teologia Pastoral numa Igreja em Saída, uma iniciativa do Regional Sul 2 em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte. 

O curso terá início em 2026 e será aberto a padres, religiosos, religiosas e leigos, sempre mediante indicação do bispo diocesano. 

“Queremos, com este curso, favorecer ainda mais as estruturas participativas. Vamos juntos nos unir neste trabalho e motivar tantos que contribuem para a nossa caminhada de ação evangelizadora, para que, fazendo um processo de aprofundamento especializado, possam contribuir em nossas dioceses, paróquias e comunidades”, destacou padre Wesley. 

Assista ao vídeo com a fala completa do pe. Wesley sobre o curso e sua importância para a Igreja no Paraná. 

Avaliação dos bispos 

Ao final da Assembleia, os bispos avaliaram de forma muito positiva o encontro. Dom Severino Clasen, arcebispo de Maringá, destacou o espírito de colegialidade e comunhão vivido ao longo dos dias: 

“Mais uma vez revelamos o espírito fraterno, a colegialidade, a alegria de estarmos juntos na convivência, na oração, nos momentos de estudo e debates. Reafirmamos os compromissos para que toda a ação evangelizadora no Paraná continue com muito destaque e ênfase”. 

Já o bispo anfitrião, dom Sérgio de Deus Borges, ressaltou a importância de refletir juntos e indicar caminhos para a missão evangelizadora: 

“Foi uma alegria acolher os irmãos no episcopado para juntos refletirmos sobre a nossa caminhada pastoral. Caminhamos juntos, fortalecendo nossas dioceses, na grande missão de anunciar Cristo. A Igreja é sacramento de Cristo e deve estar ao lado dos mais pobres, numa grande atitude de saída, cuidando inclusive dos que vivem as novas fragilidades do tempo presente”.  

Assista aos vídeos com as falas dos bispos:  

Conversa Sinodal inicia nesta tarde 

A partir das 14h30 desta sexta-feira, dia 19, inicia-se o encontro: “Conversa Sinodal e Propostas Pastorais inspiradas na Amoris Laetitia: Um olhar sobre o cuidado com as famílias”. Estarão reunidos com os bispos os padres coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, lideranças da Pastoral Familiar e representantes de outros âmbitos da Igreja que atuam no cuidado com as famílias. O encontro se estenderá até o meio-dia de domingo, dia 21 de setembro. 

Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2

 

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts