Na Igreja do Paraná, o Ano de São José foi dinamizado por retiros, lives, vídeos, curso acadêmico e a produção de uma Novena de Natal
Nessa quinta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, foi concluídoo Ano de São José, proclamado pelo Papa Francisco com a carta apostólica Patris corde em 8 de dezembro de 2020. A proclamação desde Ano de São José foi motivada pela comemoração dos 150 anos da declaração de reconhecimento de São José como Padroeiro da Igreja Universal, presente no decreto de Pio IX Quemadmodum Deus, em 8 de dezembro de 1870.
O Papa Francisco encerrou, oficialmente, o Ano de São José, na tarde desse dia 8 de dezembro, com uma visita aos membros da Comunidade Cenáculo, que tem por carisma acolher jovens em situação de vulnerabilidade. Com os membros dessa comunidade, o Papa rezou a oração dedicada a São José, contida na carta apostólica Patris Corde, confiando o mundo e a Igreja à proteção do Santo, e assim concluindo o Ano que lhe foi dedicado.
O Ano de São José na Igreja do Paraná
A fim de propiciar aos fiéis católicos oportunidades concretas para viver bem o Ano de São José, o Regional Sul 2 da CNBB promoveu uma série de atividades, na sua maioria on-line, como retiros, lives, publicações de vídeos formativos sobre a carta Patris Corde, promoção de um curso de extensão acadêmica e elaboração da Novena de Natal, inspirada em São José.
Retiros Josefinos on-line e gratuitos
Uma das indulgências plenárias especiais para o Ano de São José era destinada a quem, junto com a confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelo Santo Padre, participasse de um retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José.
“São José, autêntico homem de fé, nos convida a redescobrir a relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade na oração, a colocar-se à escuta e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus. Concede-se a Indulgência Plenária aos que meditarem por ao menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, ou que participem de um Retiro Espiritual de ao menos um dia que inclua uma meditação sobre São José”.
Diante disso, a fim de ajudar os cristãos católicos a viver, com profundidade, o Ano de São José, o Regional Sul 2 da CNBB promoveu cinco retiros, direcionado a grupos específicos. Os quatro primeiros retiros foram 100% on-line e o último no formato híbrido (on-line e presencial). Todos foram gratuitos e reuniram pessoas de todo o Brasil e até do exterior.
O primeiro retiro aconteceu no dia 17 de abril, destinado às lideranças, com a pregação do bispo de Guarapuava (PR), Dom Amilton Manoel da Silva, e teve a participação de mais de 300 pessoas. O segundo retiro foi no dia 26 de junho, para os casais, com a pregação de Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão e Referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, e reuniu cerca de 150 casais.
No mês dedicado às vocações, agosto, aconteceram dois retiros. Um destinado aos presbíteros e outro à Vida Consagrada Religiosa. O retiro para os presbíteros aconteceu no dia 5 de agosto e contou com a participação de 210 padres e 5 bispos. Ele foi orientado pelo Cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito de Brasília (DF). O retiro para a Vida Consagrada foi no dia 14 de agosto, com a orientação do Padre Mauro Negro, da Congregação dos Padres e Irmãos Oblatos de São José (OSJ). Neste retiro houve 240 conexões, porém em muitas delas, era uma comunidade reunida.
O quinto e último retiro, destinado aos jovens, aconteceu no dia 12 de setembro. Realizado em parceria com a Pastoral Juvenil do Paraná, o retiro recebeu o nome de “Encontro jovem com São José” e foi transmitido desde a paróquia São José das Famílias, em Curitiba (PR), onde havia um grupo de jovens presencial, conectado a jovens de várias partes do Paraná. Com mais de seis horas de transmissão, o encontro foi dinamizado com vídeos que foram produzidos pelo setor Juventude das dioceses do Paraná, com pequenas formações sobre o Ano de São José, testemunhos e mensagens.
Lives com os bispos
Ao longo do Ano de São José foram realizadas sete lives com bispos do Paraná e convidados. O enfoque de cada live era trazer convidados que representassem as diferentes vocações e direcionar a conversa sobre como São José inspira a viver cada vocação. As lives estão disponíveis no Canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB: https://www.youtube.com/c/CNBBRegionalSul2
Vídeos sobre a Carta Apostólica “Patris Corde”
De março a dezembro de 2020, foi publicado, mensalmente, um vídeo com reflexões sobre os temas da carta apostólica Patris Corde. Os vídeos, que possuem conteúdo formativo, catequético e pastoral, foram gravados pelo Padre Mauro Negro, OSJ. Eles são breves, com aproximadamente 4 minutos, e possuem por característica serem dinâmicos e objetivos. Os 11 vídeos da série estão disponíveis no Canal do Youtube do Regional Sul 2 da CNBB: https://www.youtube.com/c/CNBBRegionalSul2
Curso acadêmico de introdução à Teologia de São José
Outra iniciativa que marcou o Ano de São José foi a parceria firmada com a Faculdade Bagozzi, dirigida pelos Padres e Irmãos Oblatos de São José, para oferecer um curso de extensão acadêmica de introdução à Teologia de São José. A iniciativa do curso surgiu numa reunião do Regional Sul 2 da CNBB com o diretor da faculdade, Pe. José Neto, OSJ, que ofereceu a estrutura acadêmica da faculdade para oferecer um curso inédito sobre São José, direcionado aos leigos e com certificação acadêmica.
O curso, 100% on-line, teve início no dia 7 de maio, com a participação de 60 alunos de diversas cidades do Brasil. O Padre Mauro Negro, OSJ, foi o docente responsável pela elaboração da ementa do curso e a condução das aulas. O curso aconteceu até o mês de novembro, com aulas quinzenais, somando 36 horas/aula. O certificado de extensão acadêmica será fornecido pela Faculdade Bagozzi.
Novena de Natal inspirada na Patris Corde
A Novena de Natal 2021: “Com o coração de pai: José amou a Jesus”, publicada pelo Regional Sul 2 da CNBB, foi inspirada nos temas da carta apostólica Patris Corde. Os desenhos, que propiciam a participação das crianças, são inéditos e retrataram a figura de São José com Maria e Jesus, de acordo com os temas da Patris Corde. Inspirada em São José, os encontros buscam motivar uma maior participação e envolvimento dos homens.
Para o secretário executivo da CNBB Sul 2, Padre Valdecir Badzinski, que promoveu e coordenou essas atividades, o Ano de São José foi um tempo de graças e uma oportunidade de aprender novas formas de evangelizar. “Mesmo em contexto de pandemia, nós buscamos usar as ferramentas digitais que temos ao nosso alcance para ajudar as pessoas a viverem o que o Papa Francisco nos propôs neste ano. Tenho certeza de que muitos, aqui no Paraná, no Brasil e até no exterior, por meio dessas ações, puderam conhecer e amar mais a São José, aprendendo dele o modo sincero e discreto de amar a Jesus com coração de Pai. Com isso, nós também aprendemos novas formas de evangelizar, a partir dos recursos digitais que temos ao nosso dispor”, disse o padre.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)














por