A Pastoral da Sobriedade realizou, nos dias 14 e 15 de setembro, o 4º Congresso Nacional, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP, tendo como tema “Na tenda da sobriedade somos todos irmãos e irmãs”, e o objetivo de promover o congraçamento fraterno entre os agentes da pastoral, assessores eclesiásticos, membros que participam dos grupos de autoajuda e de comunidades terapêuticas, bem como com todas as pessoas que tenham interesse na prevenção e recuperação de dependências químicas e outras dependências comportamentais.


O Regional Sul 2 da CNBB participou do evento representado pelo vice-coordenador regional da Pastoral da Sobriedade, Claudimar Barbosa da Silva, e aproximadamente 80 agentes das arqui/dioceses de Curitiba, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, União da Vitória, São José dos Pinhais e Toledo.

“O 4º Congresso Nacional da Pastoral da Sobriedade foi uma oportunidade para o fortalecimento espiritual dos coordenadores e agentes, como missionários da sobriedade, pregando Jesus Cristo Libertador na pessoa dos excluídos, fazendo destes os nossos preferidos, para melhor servi-los a exemplo de Maria”, destacou Claudimar, ao avaliar a participação no evento.

A alocução de abertura 4º Congresso Nacional da Pastoral da Sobriedade foi proferida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, que destacou a importância e o simbolismo de Maria na Igreja e na ação pastoral. Também se fizeram presentes, nos dois dias do Congresso, proferindo palestras, o bispo referencial nacional da Pastoral da Sobriedade, dom Nélio Domingos Zortea, bispo da diocese de Cruz Alta (RS); o monsenhor Robério Camilo, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Sobriedade da arquidiocese de Natal (RN); o agente Edson Santos Ribeiro, da Diocese de Volta Redonda (RJ); o Padre Sidney Teixeira da Silva, coordenador nacional de formação da Pastoral da Sobriedade; e Denise Ferreira de Souza Ribeiro, coordenadora nacional da Pastoral da Sobriedade.

O encerramento do 4º Congresso Nacional da Pastoral da Sobriedade contou com palestra e apresentação musical do Padre João Carlos Almeida, SCJ, mais conhecido como Pe. Joãozinho.

Fonte: Pastoral da Sobriedade – Regional Sul 2 da CNBB

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts