terça-feira, 19 março 2024

Ação Missionária

HISTÓRICO

Desde o ano de 2014, a Igreja do Paraná mantém uma missão ad gentes no país da Guiné-Bissau, na África. Desde então, vários missionários já foram enviados para viver entre o povo, testemunhar a fé em Jesus Cristo, formar novos cristãos e colaborar para que eles tenham condições mais dignas de viver.

Nossa missão, que leva o nome: São Paulo VI, atua em três âmbitos: EVANGELIZAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO. Muitos passos já foram dados quanto a evangelização e a saúde, agora chegou a vez de darmos os primeiros passos na área da educação.

Em Quebo, sede da Missão, há muitas crianças que não vão para a escola, por isso, a Missão quer oferecer a oportunidade para que elas tenham um futuro melhor e possam ser protagonistas na construção de uma sociedade melhor.

Educar é compromisso da nossa Missão na África, Missão que é de responsabilidade de todos nós aqui no Paraná: Bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas e cristãos leigos e leigas. Contamos com você!


UMA AÇÃO MISSIONÁRIA PARA CONSTRUIR UMA ESCOLA

Para que a Missão Católica São Paulo VI possa atuar no âmbito da educação, vai ser preciso dar as condições necessárias. A primeira é a construção de um espaço, ou seja, de uma escola para as crianças. A segunda, a elaboração de um plano pedagógico e a terceira a formação inicial e constante de educadores guineenses que possam levar adiante essa missão.

Para a elaboração do plano pedagógico, já estamos contanto com a ajuda voluntária de vários profissionais da educação aqui do Brasil e também das missionárias que lá estão. Porém, para a construção da escola, precisaremos dos recursos financeiros, por isso queremos contar com a sua ajuda, lembrando que todos nós, pelo Batismo, somos missionários e vivemos isso de três formas: INDO EM MISSÃO, REZANDO E AJUDANDO FINANCEIRAMENTE A MISSÃO.

Então, queremos envolver toda a Igreja do Paraná no projeto de construção da escola, desta forma também estamos fortalecendo a consciência missionária de nossa Igreja. E não esqueça: todo aquele que ajuda a Missão recebe a recompensa do missionário.


PROTAGONISTAS DA AÇÃO MISSIONÁRIA

Os protagonistas da Ação Missionária serão os estudantes que, consequentemente, são nossas crianças, adolescentes e jovens que estão na CATEQUESE, que fazem parte da INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA e de outros GRUPOS JUVENIS.

Não é a primeira vez que a missão conta com a ajuda desses protagonistas, que já ajudaram a construir um poço artesiano para a missão e também a enviar 25 mil bíblias para a Igreja da Guiné-Bissau.


A CARTILHA DA AÇÃO MISSIONÁRIA

Todas as Arquidioceses e Dioceses do Paraná receberão, gratuitamente, uma cartilha de animação missionária.

Essa cartilha contém:

  • Um encontro de animação missionária;
  • Atividades pedagógicas;
  • Um imã de geladeira, com o QR Code que direciona ao site da Missão, onde é possível acompanhar o andamento da construção da escola;
  • Um envelope, com o qual as crianças e jovens vão realizar o gesto concreto em prol da Missão, conseguindo recursos para a construção da escola.

Assista o vídeo de apresentação da Cartilha:


LANÇAMENTO DA AÇÃO MISSIONÁRIA E DURAÇÃO

A Ação Missionária: ESCOLA PARA A MISSÃO SÃO PAULO VI foi lançada durante a 40ª Assembleia do Povo de Deus, que aconteceu em Curitiba (PR), nos dias 20 a 22 de setembro de 2019, com a presença dos Arcebispos e Bispos do Regional Sul 2, dos padres coordenadores da Ação Evangelizadora nas Arqui/Dioceses, dos coordenadores regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos.

A Missão Católica São Paulo VI é de responsabilidade de toda a Igreja do Paraná, por isso todos nós seremos construtores dessa escola, que pode garantir um futuro melhor para nossos irmãos guineenses!

CONFIRA O VÍDEO COM ALGUNS MOMENTOS DO LANÇAMENTO:


TIRE SUAS DÚVIDAS

Tem alguma dúvida sobre a Ação Missionária? Escreva abaixo e lhe responderemos o quanto antes. Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp: (41) 99955-9980.

[contact-form-7 id=”23252″]