Entre os dias 22 e 24 de maio, agentes da Pastoral do Menor do Paraná participaram do encontro da Região Sul, realizado na cidade de Campo Erê (SC). Um importante momento de formação, espiritualidade, partilha e fortalecimento da missão pastoral junto às crianças, adolescentes e famílias.
Estiveram presentes representantes das dioceses paranaenses de São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Paranaguá, reafirmando o compromisso com a promoção da dignidade humana, da cultura da paz e da defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Durante o encontro, foram realizados círculos de paz voltados à formação de facilitadores para atuação em processos de mediação e resolução de conflitos.
A proposta proporcionou momentos de escuta, diálogo e construção coletiva, fortalecendo práticas restaurativas e incentivando caminhos de acolhida e reconciliação nas comunidades. Para Rita Soaki, da diocese de São José dos Pinhais, o encontro foi muito produtivo, especialmente por fortalecer a metodologia dos círculos restaurativos por meio de atividades práticas. “Os exercícios foram realizados na prática, o que melhora o entendimento para atuar com mais segurança”, destacou.
A mediação do encontro foi conduzida por Aurilene Vidal (graduada em Serviço Social e terapia integrativa), que contribuiu com reflexões, dinâmicas e metodologias voltadas ao fortalecimento das relações humanas e à promoção da cultura do cuidado e da paz.
Além da formação, o encontro também foi marcado pela fraternidade, partilha e momentos de convivência, fortalecendo os vínculos entre os participantes. A troca de experiências entre as dioceses contribuiu para a renovação do compromisso dos agentes da Pastoral do Menor, que retornaram as suas dioceses engajados e animados para fortalecer ainda mais a atuação pastoral em seus territórios, levando novos aprendizados, esperança renovada e o desejo de continuar promovendo cuidado, acolhida e transformação nas comunidades onde atuam.
A iniciativa reforça a importância da atuação em rede da Pastoral do Menor na Região Sul, promovendo espaços de formação, união e fortalecimento da missão em defesa da vida, da dignidade e dos direitos das crianças e dos adolescentes. Fica também o agradecimento pela acolhida da Associação de Assistência e Promoção do Menor Carente de Campo Erê – Pró-Menor Santa Catarina, que recebeu os participantes com carinho, dedicação e espírito de fraternidade durante todo o encontro.
Por Altair Mariano Kratzler



por