Diácono Pedro e Salete, embarcando para a Guiné-Bissau

Após um período de férias no Brasil, o diácono Pedro Lang e sua esposa Salete Lang embarcaram para a missão na Guiné-Bissau, África, nessa segunda-feira, 09 de fevereiro. O casal estava no Brasil desde final de 2025 para um período de férias com a família. A chegada na Guiné-Bissau será hoje, 10 de fevereiro.  

Diocesanos de Ponta Grossa (PR), atualmente, Pedro e Salete são os reitores da Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país africano desde 2014. Esse é o segundo período que o casal está em missão na África, pois eles já estiveram lá de 2015 a 2018. Em maio de 2024, a pedido dos bispos do Paraná, eles retornaram para um segundo período de missão.  

Partilha sobre a Missão 

Em entrevista em vídeo, o casal partilhou a alegria de retomar a convivência com o povo guineense e de seguir colaborando com a missão. Para o diácono Pedro, o novo convite para retornar foi motivo de surpresa e gratidão. “Realmente para nós foi um momento de surpresa, quando a Igreja novamente nos convidou para retornar para lá por mais um período. E de fato é sempre uma alegria muito grande encontrar novamente com todo aquele povo que a gente aprendeu a conhecer, considerar e amar”, afirmou. 

Salete destacou que a atuação da missão se estrutura em três pilares: evangelização, educação e saúde. Segundo ela, a evangelização é desenvolvida em parceria com a Igreja local. “Nós auxiliamos na catequese, nas pastorais e nos movimentos. E, quando há ausência de padre, o Pedro, como diácono, ajuda nas celebrações”, explicou. 

Salete é a atual diretora da Escola São Paulo VI e ressaltou o crescimento no último ano. “Este ano letivo, iniciado em outubro de 2025, conta com 330 crianças, desde a educação infantil, a partir dos dois anos, até a quinta série. Temos aulas de manhã e à tarde. É algo bastante exigente. É também um novo jeito de evangelizar, porque a escola é um meio de evangelização”, destacou. 

Pedro relatou ainda melhorias na estrutura escolar, especialmente com a construção de um espaço de acolhimento. “Percebemos que era necessário construir um saguão entre os dois pavilhões, um espaço para encontros, atividades e reuniões com os pais. Esse […] melhorou muito o ambiente da escola, principalmente no período das chuvas e do sol intenso”, explicou. 

O terceiro pilar da missão é a área da saúde. Salete ressaltou que o Centro de Recuperação Nutricional (CRN) é a nova frente da missão, inaugurado em julho de 2025, com a presença do bispo de Paranavaí (PR) e referencial para a missão no Paraná, dom Mário Spaki. “Iniciamos as atividades atendendo crianças desnutridas de 0 a 5 anos e mulheres gestantes. São 61 comunidades sob nossa responsabilidade, com atendimento totalmente gratuito, tanto na alimentação, quanto na medicação”, afirmou. 

Desde o início da missão, em parceria com a estrutura local, os missionários sempre zelaram pelo âmbito da saúde. Agora, com a implantação do Centro de Recuperação Nutricional, o quinto com esse serviço na Diocese de Bafatá, a responsabilidade passou a ser integralmente da Igreja do Paraná. 

A construção e a manutenção desse espaço são fruto da generosidade do povo paranaense, que, por meio da segunda ação missionária em prol do envio de Bíblias, em 2023, possibilitou arrecadar recursos suficientes para, além das Bíblias, abrir essa nova frente de missão em favor da vida e da dignidade das crianças e famílias atendidas. 

Ao final da partilha, o casal reforçou o pedido de orações e o apelo vocacional. “Rezem por nós, rezem pelos missionários em terra de missão. As vossas orações são ouvidas lá todos os dias”, pediu Salete. Pedro também deixou uma mensagem de incentivo: “Se você sente um chamado vocacional, coloque-se à disposição. Entre em contato com os conselhos missionários do Paraná. Deus continua chamando novos missionários, e precisamos da ajuda e colaboração de todos”. 

Confira o vídeo da entrevista na íntegra: 

Karina de Carvalho Nadal | Jornalista da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts