O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 9 de abril, o monsenhor Evandro Luis Braun como sexto bispo da diocese de Campo Mourão (PR). O padre pertence ao clero de Ponta Grossa (PR), é membro do Colégio de Consultores e pároco da paróquia Santa Rita de Cássia da diocese.


Saudação do episcopado paranaense ao Monsenhor Evandro

Acolhida ao novo bispo de Campo Mourão (PR) 

“Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17) 

Prezado irmão, Monsenhor Evandro Luis Braun, 

O episcopado paranaense recebe, com grande alegria, a notícia de sua nomeação como sétimo bispo da diocese de Campo Mourão (PR). Agradecemos ao Papa Francisco por sua solicitude em escolher para a Igreja no Paraná pastores dedicados e zelosos. Confiamos que o senhor acolhe este chamado com fé e disposição para servir ao povo de Deus nesta nova missão.  

Em uma de suas homilias na Casa Santa Marta, em novembro de 2018, o Papa Francisco refletiu sobre a essência do ministério episcopal: “O bispo deve ser humilde, manso, servo, não príncipe”. Estas palavras nos recordam a importância de uma liderança pautada na humildade, na doação generosa e na confiança plena em Deus, que escolhe, chama e envia.  

Expressamos nossa sincera gratidão ao padre Genivaldo Barbosa, que, com zelo pastoral e dedicação, conduziu com sabedoria a administração da diocese de Campo Mourão durante o período de vacância, desde junho de 2024. Que essa experiência pastoral tenha enriquecido ainda mais o seu ministério presbiteral, fortalecendo-o no serviço à Igreja. 

Seja bem-vindo ao Colégio Episcopal do Regional Sul 2 da CNBB. Desejamos que seu ministério seja fecundo e repleto de bênçãos, em fidelidade ao Papa Francisco e em colaboração fraterna com o clero e os fiéis da diocese de Campo Mourão. Que São José, padroeiro da diocese, o proteja e o inspire em sua caminhada pastoral.  

Conte com nossas orações e apoio fraterno. Despedimo-nos em Cristo.  

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2

Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava e Vice-presidente da CNBB Sul 2

Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí e secretário da CNBB Sul 2


Biografia e trajetória eclesial

O padre Evandro Luis Braun nasceu em 3 de agosto de 1976, em Teixeira Soares (PR), filho primogênito de Genito Antônio Braun e Suely Maria Braun.

Ingressou no seminário em 28 de fevereiro de 1990, quando ainda cursava a 8ª Série do Ensino Fundamental, no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Irati, residindo no seminário Menor Mãe de Deus até a conclusão do 2º Grau.

De 1994 a 1996 cursou Filosofia, no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa, residindo no seminário São José. Cursou Teologia de 1998 a 2001, no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa, residindo no Seminário São João Maria Vianney. Em 1997, foi auxiliar de formação, no Seminário Menor Mãe de Deus.

Foi ordenado presbítero em 15 de setembro de 2002, na paróquia Imaculada Conceição, Teixeira Soares, adotando o lema: “Fitando-o, Jesus o amou” (Mc 10,21).

Atividades pastorais e serviços exercidos

De 2001 a 2009, foi professor da escola de Teologia para Leigos, em Ponta Grossa; De 08 de março de 2002 a 12 de dezembro de 2002, foi auxiliar de formação no seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí; De 8 de março de 2002 a 12 de dezembro de 2015, foi professor da disciplina “Vocação e Discernimento Vocacional” também no seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça.

De 1º de janeiro de 2003 a 12 de fevereiro de 2010, foi reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça e vigário paroquial da paróquia Imaculada Conceição, em Carambeí. Exerceu ainda as funções de secretário da Organização dos Seminário e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (OSIB) do regional Sul 2 da CNBB (Paraná) de 19 de julho de 2007 a 14 de julho de 2011.

De 2008 a 2011, foi membro da equipe diocesana de formação “Escuta e Oração”. De 13 de fevereiro a 1º de fevereiro de 2020, foi pároco da paróquia Senhor Menino Deus e reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul; De 2010 a 2015, foi diretor espiritual do seminário propedêutico da diocese de Ponta Grossa; De 2010 a 2019 foi coordenador e professor da Escola de Teologia para Leigos Santo Agostinho, do setor 5 da diocese.

Foi coordenador da Pastoral Presbiteral da diocese de 2012 a 2014; De 25 de abril de 2014 a 20 de novembro de 2019, foi assessor do regional Sul 2 da CNBB da Pastoral do Turismo. De 2020 a 19 de novembro de 2023, foi tesoureiro da Coordenação da Pastoral Presbiteral da diocese de Ponta Grossa.

O monsenhor integra, até então, o Colégio de Consultores; é padre exorcista, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, auxiliar na Formação Espiritual do seminário diocesano São José e assessor eclesiástico das oficinas de Oração e Vida na diocese de Ponta Grossa. Também é membro do Conselho das Irmãs Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião, e seu vigário geral, secretário do regional Sul 2 da Pastoral do Turismo. Tem orientado retiros para seminaristas, religiosos e religiosas e para o clero de dioceses.

Com informações do Portal da CNBB

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts