Na manhã deste sábado, 8 de março, foi comunicada a decisão do Papa Francisco de nomear um novo bispo para a diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África. O escolhido foi o religioso guineense da Ordem dos Fradres Menores (OFM), Monsenhor Víctor Luís Quematcha.

A diocese de Bafatá, onde a Igreja do Paraná mantém a Missão Católica São Paulo VI desde 2014, estava vacante desde o falecimento do bispo dom Pedro Carlos Zilli, em 31 de março de 2021.

 

Biografia do novo bispo

Monsenhor Víctor Luís Quematcha nasceu em 27 de abril de 1967 em Cumura, Bissau (Guiné-Bissau). Realizou o noviciado na Ordem dos Frades Menores nos anos de 1990 e 1991, em Lomé (Togo). Entre 1991 e 1993, fez os estudos de filosofia e ciências humanas no Instituto Salesiano em Lomé (Togo). A graduação em Teologia foi realizada no Seminário Maior de Anyama em Abidjan (Costa do Marfim), nos anos de 1993 a 1997.

Quanto à formação religiosa, fez a profissão perpétua na Ordem dos Frades Menores 30 de agosto de 1997 em Brá (Guiné-Bissau). Foi ordenado sacerdote em 2 de maio de 1998, em Nhoma (Diocese de Bissau).

Suas experiências pastorais e funções assumidas na Igreja foram:

– 1997-2000: Vice-Mestre dos noviços em Dapaong (logo).

– 2000-2004: Reitor do Seminário Menor de Brá (Guiné-Bissau).

– 2004-2006: Obteve a Licenciatura em teologia moral na Pontifícia Academia Alfonsiana em Roma, iniciando em seguida o doutorado.

– 2006-2021: Professor de teologia moral no Seminário Maior interdiocesano Dom Settimio Arturo Ferrazzetta em Bissau (Guiné-Bissau).

– 2007-2009: Mestre dos Professos temporários em Brá (Guiné-Bissau).

Atualmente exercia a função de Definidor Geral dos Frades de São Francisco de Assis para a África (Ordem dos Frades Menores).

 

NOTA DE ACOLHIDA DOS BISPOS DO PARANÁ

O episcopado paranaense enviou uma nota de saudação ao novo bispo, na qual expressam estarem unidos em alegria e oração a Igreja particular da diocese de Bafatá. Confira a nota na íntegra:

 

Nota de Acolhida ao Novo Bispo de Bafatá, Guiné-Bissau, África
“Deus ouviu o clamor do seu povo” (cf. Ex 2,24)

O episcopado do Paraná une-se em alegria e oração ao clero, aos religiosos, aos missionários e a todo o povo de Deus da Igreja particular da diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África, para saudar fraternalmente o novo bispo: Monsenhor Víctor Luís Quematcha, O.F.M. O seu generoso “sim” para servir essa Igreja, que tem por característica principal ser um local de missão, é um testemunho de entrega e amor ao Evangelho.

Neste dia de júbilo, não podemos deixar de agradecer ao saudoso dom Pedro Carlos Zilli (1954- 2021), primeiro bispo dessa diocese, que a conduziu com amor, misericórdia e zelo pastoral, por quase 20 anos. Certamente, do céu, hoje ele também se alegra com essa boa notícia que chega à diocese que ele serviu e tanto amou.

Nossa gratidão se estende também ao padre Lúcio Brentegani, que assumiu com generosidade e zelo a administração da diocese nestes anos de vacância. Deus o recompense por tamanha
generosidade com infinitas graças sobre sua vida e missão.

Em comunhão com a diocese de Bafatá e com os nossos missionários brasileiros da Missão Católica São Paulo VI, o episcopado do Paraná recebe com esperança o sucessor que Deus
providenciou para conduzir o povo guineense no caminho da fé e da evangelização.

Deus, que escutou as preces desse povo tão amado, fortaleça o monsenhor Víctor e o ilumine em
sua missão. Que Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da diocese de Bafatá, interceda por sua caminhada e faça frutificar a obra evangelizadora que agora se fortalece. Conte
com nossas orações e comunhão fraterna.

Com estima e votos de uma frutuosa missão episcopal!

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2

Dom Amilton Manoel da Silva
Bispo de Guarapuava e Vice-Presidente da CNBB Sul 2

Dom Mário Spaki
Bispo de Paranavaí e secretário da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts