2No contexto das festividades do Jubileu de Ouro do Regional Sul 2 da CNBB, sábado passado, (27), no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe do Pe. Reginaldo Manzotti, Curitiba, durante celebração transmitida em rede de Televisão e Rádio, a Igreja do Paraná enviou seus primeiros cinco missionários para o continente africano.

Quem acolherá os missionários será a Igreja Católica de Guiné Bissau, na Diocese de Bafatá. O bispo da Diocese, Dom Pedro Zilli, confiou à Igreja do Paraná a evangelização da cidade de Quebo, com cerca de 20.000 habitantes e que até o momento conta com menos de 100 fiéis cristãos. A população é prevalentemente muçulmana e da religião tradicional.

Os primeiros missionários que viajarão daqui a poucos dias, 13 de outubro, residirão inicialmente numa casa alugada, pois desejam ser testemunho de fé e de pobreza para a população local. Acompanhados por pessoas da comunidade iniciarão, de imediato, a construção de uma casa modesta de acordo com a realidade do povo, onde residirão a partir de março de 2015.

A Missão Católica em Quebo tem data exata para início, mas não se prevê um término, pois a Igreja do Paraná enviará constantemente novos missionários, pelos anos afora. O sonho é que permaneçam constantemente no local em torno de 12 missionários.

Num terreno espaçoso recebido em doação de uma paróquia da Itália serão construídas casas para abrigar os missionários, uma igreja, uma escola e também um pequeno hospital. A atuação dos missionários se dará em três frentes: evangelização, educação e saúde.

O Regional Sul 2 da CNBB é composto por 20 dioceses, 930 paróquias e 9700 templos católicos espalhados capilarmente por todo o Paraná. É toda essa Igreja, em unidade, comunhão e participação, que está assumindo a missão em Quebo. Para motivar as comunidades estão sendo realizados encontros, desde 2013, em paróquias de todo o território paranaense. Além de angariar fundos para sustentar economicamente a missão, nesses encontros vários leigos, pais e mães de família, professores, enfermeiros têm inscrito seu nome para se tornarem missionários.

3Salete Terezinha Lang, uma das missionárias enviada, é mãe de dois filhos e avó de duas netas. Em depoimento afirmou: “Eu sempre via os missionários padres e religiosas e jamais havia imaginado que eu, sendo mãe, leiga, poderia ser enviada”. Além da Salete foram enviados em 27 de setembro, Pedro Avelino Lang, Elaine Aparecida Machado, Odaril José da Rosa e Metódio Retexin.

O envio de missionário leigos está em sintonia com o que tem pedido o Papa Francisco a toda a Igreja: Que os leigos se lancem à missão.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts