Co
municadores, religiosos e agentes de pastoral da Igreja Católica reuniram-se em Guarapuava neste final de semana no 4º Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento, que foi organizado pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava, teve por objetivo articular, animar e motivar a Pascom nas dioceses, paróquias e comunidades, fornecendo subsídios teóricos e práticos para sua implantação, oferecer formação na área de comunicação para a Pascom e outras pastorais, movimentos e serviços da igreja.
Participaram do evento 130 pessoas vindas de várias partes do Paraná. De acordo com o padre Mario Spaki, secretário executivo do Regional Sul 2, da CNBB, a comunicação na Igreja está se desenvolvendo de forma mais eficaz nestes tempos. “Além dos meios de comunicação de massa presentes na Igreja, agora acrescenta-se uma nova força: muitos agentes da Pascom que produzem para os MCS e, sobretudo, sobem para a internet conteúdos evangelizadores”.
Durante os três dais aconteceram palestras, oficinas, grupos de trabalho, debates, momentos de reflexão e oração. “Para esta edição do Mutirão foi pensada uma programação que envolvesse formação para outras pastorais e setores da igreja além da Pascom”, informou Jorge Teles, coordenador da Pastoral da Comunicação na Diocese de Guarapuava e no Regional Sul 2 da CNBB.
A palestra sobre o Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil, o Documento 99 da CNBB foi a última atividade do evento. O palestrante, assessor de imprensa da Arquidiocese de Maringá, Everton Barbosa apontou os principais enfoques do documento, como a pastoral da comunicação, a postura e testemunho dos leigos, os meios e a relação da Igreja com a mídia secular.
O encontro contou com a presença constante de Dom Antonio Wagner da Silva, bispo diocesano de Guarapuava e referencial para a Pastoral da Comunicação no Regional Sul 2. Referindo-se às redes sociais, Dom Wagner, citando Antonio Spadaro, ressaltou a importância de não apenas postar mensagens com teor evangelizador, mas servir-se desses meios para tecer relacionamentos com as pessoas.
Fonte: Pascom da Diocese de Guarapuava.
por