Aconteceu no domingo, dia 14 de abril, o 3 º Encontro da Comissão Regional da Pastoral Familiar, dessa vez com a Província de Curitiba. O encontro foi sediado pela Paróquia São Pedro Apóstolo, em Ponta Grossa (PR). Participaram do encontro mais de 350 agentes da Pastoral Familiar, pertencentes às dioceses de Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória, São José dos Pinhais e Curitiba. A diocese de Paranaguá está em processo de organização da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, e indicou como assessor eclesiástico o padre Osvaldo Reginato.
Com a presença de membros, a Comissão Regional da Pastoral Familiar, que é coordenada pelo casal Cloves e Milene Angeleli (Diocese de Toledo), a comissão está promovendo esses encontros para estudo, reflexão e motivação para as atividades pastorais programadas para o ano de 2024.
Os participantes do encontro foram motivados a conhecer os Documentos da Igreja sobre a Família, a fim de poderem embasar as atividades pastorais, fazendo uma reflexão sobre os desafios atuais das famílias. Além disso, foi ocasião para motivar e formar os agentes pastorais para que possam desempenhar seu papel de forma eficaz e compassiva, promovendo sua participação ativa na comunidade eclesial. Também foram apresentados os itinerários e materiais disponíveis para o desenvolvimento das ações pastorais nas paróquias, como também pistas de ações e atividades de cada setor da Pastoral Familiar.
No encontro, o padre Glauco de C. Pinto, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da diocese de Ponta Grossa, presidiu a celebração da santa missa, concelebrada pelo Frei Jose Carlos Messias Martins (FMM), vigário paroquial.
O próximo encontro regional acontecerá no dia 22 de junho com as dioceses da Província de Londrina.
Texto e fotos da coordenação regional da Pastoral Familiar – CNBB Sul 2