Por: Aline Damásio
Turismo, religião, cultura e incentivo público, a junção destes quatro elementos originou a Rota do Rosário no Norte Pioneiro, projeto que completa cinco anos nesta semana e é responsável por grande parte do desenvolvimento turístico e econômico dos municípios que integram o trajeto. Jacarezinho, Bandeirantes, Ribeirão Claro, Tomazina, Siqueira Campos e Ibaiti integram a rota, que tem como principais atrativos as belezas naturais e os santuários e templos da Igreja Católica e atrai mais de meio milhão de turistas e fiéis à região.
Coordenada pela Diocese de Jacarezinho e baseada nos atrativos religiosos, a Rota do Rosário possui oficialmente sete destinos. Para as comemorações de aniversário, além das celebrações religiosas, realizou-se o 4º Seminário da Pastoral do Turismo Religioso em Ibaiti, nos dias 18 e 19 de outubro. Na ocasião foram discutidos os projetos de implantação de mais municípios na Rota do Rosário e o desenvolvimento sustentável dos roteiros.
Pontos da Rota do Rosário
O primeiro ponto inaugurado junto com o projeto foi o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, na vila Setti, em Jacarezinho. O local é o 22º do país dedicado á santa e reúne jornadas de formação espiritual, peregrinações e celebrações. Na cidade a catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição também integra a rota, igreja que se destaca pela arquitetura formada por afrescos originais de 1956, que retratam passagens do velho testamento representadas por pessoas da comunidade na época e produzidas pelo artista modernista Eugênio Sigaud. As pinturas murais da Catedral, foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1990.
Ribeirão Claro, tradicional pelas belezas naturais, também faz parte do roteiro religioso da região com o Santuário de São Vicente Palotti, único dedicado ao santo no mundo. Siqueira Campos é outro município integrante do projeto com o Santuário Bom Jesus e Santuário Bom Jesus da Cana Verde, que reúne todos os anos milhares de visitantes, principalmente nos meses de agosto, quando acontece a festa dedicada ao santo, considerada o maior evento religioso do Norte do Paraná. Na cidade vizinha de Tomazina, o Santuário de Santo Inocêncio atrai centenas de turistas e fiéis atraídos pela devoção ao mártir da Igreja Católica. No santuário são guardados os restos mortais do santo, trazidos direto da Itália em 1975.
Em Bandeirantes o atrativo é o Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face onde são feitas diversas celebrações temáticas, como a tradicional Missa das Rosas. Em Ibaiti está o Santuário Eucarístico Diocesano do Sagrado Coração de Jesus com Missas diárias e a Consagração das Famílias.
Expansão
Administrado pela Diocese de Jacarezinho, a Rota do Rosário tem projetos de expansão no ano que vem. De acordo com o coordenador do projeto e da Pastoral do Turismo Religioso na Diocese de Jacarezinho, padre Celso Miqueli, padres e religiosos que coordenam santuários já estão apresentando atrativos que cada município oferece “Queremos investir neste tradicional filão da Igreja que é o turismo religioso, seja através de grandes eventos ou por meio das tradicionais devoções, atos de fé e piedade do nosso povo”, afirmou. Além dos roteiros físicos, outros atrativos também devem integrar a Rota do Rosário. “Além da festa dedicada a cada padroeiro nas cidades, pretendemos acolher as festas culturais e folclóricas, abrangendo toda diversidade de acontecimentos que possam somar positivamente em torno da Rota do Rosário”, anunciou.
Para a ampliação do roteiro religioso será feito um diagnóstico em cada local indicado para integrar o projeto a partir do ano que vem. “Nossa Diocese tem grande potencial para isso, em cinco anos temos os onze pontos indicados para a Rota do Rosário e em Sintonia com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 2) pretendemos buscar instruções para que cada vez mais este projeto possa crescer”, disse Miqueli.
Cinco novos santuários já foram adicionados a rota somente neste ano: Santuário de São Miguel Arcanjo em Bandeirantes, Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria em Jaguariaíva, Santuário do Divino Espírito Santo em Ribeirão do Pinhal, Santuário de Nossa Senhora das Graças em Santo Antonio da Platina e Santuário Nossa Senhora de Guadalupe nos Seminários de Filosofia e Teologia em Jacarezinho.
Fonte: Jornal Folha de Londrina
por