jacare

Entrevista com Pe. Celso Miqueli da  Pastoral do Turismo na Diocese de Jacarezinho (PR)

Nestes 5 anos de funcionamento,  qual foi a evolução turística da Rota do Rosário desde sua inauguração? E a religiosa?

A Rota do Rosário, enquanto Pastoral do Turismo conseguiu dar visibilidade para as grandes procissões, caminhadas, concentrações, festas dos padroeiros que acontecem em nossa diocese nos diversos santuários e paróquias. Mensalmente cada santuário realiza celebrações, vivências, acolhe peregrinos, romeiros que chegam de toda parte. Alguns municípios percebendo os benefícios que o santuário pode trazer estão se adaptando dentro das necessidades e emergências para melhor acolher os romeiros e turistas. Havendo parceria que favoreça acessibilidade, informações e profissionalismo, certamente toda a cidade é beneficiada com os santuários que é o polo e congrega próximo de si, vários atrativos. Entre um santuário e outro, temos os clubes, as pousadas, a áreas verdes, enfim, toda uma gama de produtos que podem ser experimentados.

Há projetos para expansão da rota, algum outro ponto além dos seis municípios?

Sim, nosso bispo D. Antonio Braz Benevente, solicitou na última reunião, (10.09.2013) que todos os padres e religiosos que estão nos Santuários, apresentem todos os atrativos dos variados seguimentos que cada município oferece. Por exemplo, além da festa do padroeiro daquela cidade e ou Santuário, acolher as festas culturais e folclóricas, toda diversidade de acontecimentos que possam somar positivamente em torno da vida do Santuário.

Quais são as principais datas festivas de cada ponto da rota?

Nossos Santuários com suas respectivas festas são: Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face em Bandeirantes. A tradicional Missa das Rosas, como as demais missas temáticas de cada Santuário, no dia de seu respectivo padroeiro, acontece mensalmente todo dia 01 à partir das 18h com novena das rosas, recitação do terço, testemunhos e cantos. Celebra-se 01 de outubro o dia da padroeira, com várias missas durante o dia, às 7h, 10h, 14h, 16 e 20h. Em Siqueira Campos, por meio do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, leigos do comércio e devotos em geral, rezam o terço logo pela manhã, cada vez em um estabelecimento. As missas acontecem nos dias 06, às 7h, 10, 15 e 20h. A maior festa religiosa do Norte do Paraná até o presente momento acontece no dia 06 de agosto. Durante os dias da novena de preparação, milhares de pessoas se apresentam no Santuário. Ao lado de Siqueira Campos se encontra o Santuário de Santo Inocêncio situado em Tomazina, com missas todo dia 09, às 10h, 15h e 17h30. Dia 09 de dezembro a comunidade celebra Santo Inocêncio, em destaque e à chegada das relíquias deste santo naquela cidade, culminado com a festa mariana, onde se celebra a Imaculada Conceição. Na mesma data, em Ribeirão do Pinhal, encontra-se o Santuário do Divino Espirito Santo, com a celebração às 19h. Em Santo Antonio da Platina, encontra-se o popular Santuário Nossa Senhora das Graças. Todo dia 13, grande número de pessoas recitam o rosário e são atendidas com o sacramento da confissão partir das 13h30, e missa às 15h. O local recebe mais caravanas no dia 13 de maio. Jacarezinho acolhe dois Santuários além da Catedral Diocesana com obras do renomado artista e pintor Eugênio de Proença Sigaud. O Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, com missas todo dia 18, às 14h30 e 20h; toda quinta-feira às 17h30 e aos domingos as 16h. Ainda em Jacarezinho encontra-se o Santuário dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe, junto dos Seminários de Filosofia e Teologia. As missas acontecem todo dia 12 de cada mês com atendimento de confissões, seguida da Missa às 19h 30 e aos domingos as 9h30. Celebra-se a padroeira em 12 de dezembro. Em Ibaiti está o Santuário Eucarístico Diocesano do Sagrado Coração de Jesus com Missas diárias e no dia 19, às 19h30 a Consagração das Famílias ao Sagrado Coração de Jesus. No mês de novembro o Santuário irá inaugurar um lugar de oração no Parque ecológico Mina Velha, com a 1ª Missa Ecológica. O único ou o primeiro Santuário do mundo dedicado a São Vicente Pallotti encontra-se instalado em Ribeirão Claro, área turística e agraciada com as belezas naturais. As missas toda segunda-feira as 20h e todo dia 22, às 15 e 20h.

Qual principal motivo de comemoração nestes cinco anos?

Dar continuidade ao projeto iniciado por Dom Fernando José Penteado que disse no dia do lançamento deste trabalho: “A Rota do Rosário é como um mosaico de pedras brilhantes. Cada comunidade coloca seu brilho com seu modo de participar. É um projeto de evangelização. É uma pastoral da igreja, uma ação evangelizadora que envolve muitas pessoas e traz benefícios para toda comunidade. É ecumênica porque não exclui ninguém” em outubro de 2008. Por este motivo, e com apoio de nosso bispo atual, Dom Antonio Braz Benevente, em sintonia com a CNBB – Regional Sul 2, queremos trabalhar com este tão antigo e novo filão da Igreja, o turismo religioso, seja através de grandes eventos ou por meio das tradicionais devoções, atos de fé e piedade de nosso povo que removem montanhas. Em espírito de ação de graças por todos os trabalhos de evangelização, eventos, promoções humanas de cada Santuário desta Diocese, queremos celebrar os cinco anos da Rota do Rosário, com a realização do IV Seminário da Pastoral do Turismo Religioso que acontecerá em Ibaiti, nos próximos dias 18 e 19 de outubro.

A Rota do Rosário é mantida por algum órgão público ou privado, ou a administração é exclusiva da diocese? 

Exclusiva da Diocese de Jacarezinho (PR).

Há uma dimensão da quantia de fiéis que visitam as igrejas integrantes da Rota do Rosário?

Segundo reitores e responsáveis pelos Santuários, o número de peregrinos ou devotos que afluem aos santuários anualmente, considerando o período de festejos maiores em virtude das celebrações do padroeiro, é o seguinte:

Bandeirantes: Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face: 125 mil

Bandeirantes: Santuário de São Miguel Arcanjo: 150 mil

Siqueira Campos: Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde: 150 mil

Jacarezinho: Catedral Diocesana Imaculada Conceição: 140 mil

Tomazina: Santuário de Santo Inocêncio: 60 mil

Ribeirão do Pinhal: Santuário do Divino Espirito Santo: 14 mil

Santo Antonio da Platina: Santuário de Nossa Senhora das Graças: 8 mil

Jacarezinho: Santuário Mãe e Rainha: 16 mil

Jacarezinho: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe: 7 mil

Ibaiti: Santuário Eucarístico Diocesano do Sagrado Coração de Jesus: 15 mil

Ribeirão Claro: Santuário de São Vicente Pallotti: 19 mil

Quais os projetos futuros?

Em Sintonia com a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Sul 2, depois do encontro de Reitores de Santuários do Paraná ocorrido em Cianorte PR, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2013, o próximo passo será a realização de um diagnóstico profissional no local de cada um dos Santuários que desejarem fazer parte de roteiros a serem elaborados a partir do ano que vem. Nossa Diocese tem grande potencial para isso, com os seis municípios e os onze pontos indicados para a Rota do Rosário. Olhando para a realidade dos grupos de Melhor Idade, em busca de mais cultura e qualidade de vida, percebe-se que temos um bom produto a oferecer. Ademais, poderão realizar viagens de curta duração e de grandes aprendizados e experiências, sobretudo movidos pela fé. Visto que o turismo religioso “há de ser a nova estrela de Belém”, nas palavras do Arcebispo de Cascavel D. Mauro Aparecido dos Santos, Bispo Referencial para a Pastoral do Turismo no Regional Sul 2, acreditamos que em breve, seremos iluminados pelas belezas irradiantes de nossa fé, através dos Santuários da Rota do Rosário no Norte do Paraná.

Dra. Marlene Huebes Novaes, será a Assessora deste evento, que vislumbra as potencialidades dos cinquenta e seis santuários do Regional Sul 2, sendo que onze destes se encontram em nossa Diocese. Em 2013, aconteceu a concentração dos Santuários da Rota do Rosário em Ribeirão Claro, em virtude do cinquentenário da canonização de S.Vicente Pallotti, patrono dos leigos. Em 2014, o Santuário da Mãe Rainha será o anfitrião de todos os santuários e devotos de toda parte do Brasil, em virtude dos 100 anos da origem da espiritualidade da Mãe Rainha no mundo, com celebrações no Santuário de Jacarezinho, em sintonia com todos os santuários da Rota do Rosário e da Mãe Rainha no mundo todo.

Pe. Celso Miqueli – Coordenador da Rota do Rosário – Pastoral do Turismo na Diocese de Jacarezinho (PR). celsomiqueli@yahoo.com.br

Informações (43) 3525 0707 Mitra Diocesana de Jacarezinho PR

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts