Entre os mais de 300 bispos que estão reunidos em Aparecida (SP) para a 59ª Assembleia Geral da CNBB, está o bispo emérito de Jacarezinho (PR), dom Fernando José Penteado. Aos 88 anos, com uma moderada dificuldade de audição, ele participa de todas as atividades da Assembleia por escolha própria: “Apesar de nós, eméritos, não ter direito a voto, por exemplo, eu sinto necessidade de participar, não só para ficar assistindo, mas para me enriquecer, para ver essa presença de Jesus no meio da Igreja”, afirmou dom Fernando.

Dom Fernando José Penteado nasceu em São Paulo no ano de 1934. Em 1960, foi ordenado sacerdote na arquidiocese de São Paulo (SP) e, em 2 de abril de 1979, foi nomeado bispo titular de Turres Ammeniae e auxiliar da arquidiocese de São Paulo. Sua ordenação episcopal aconteceu em 27 de maio do mesmo ano, tendo como ordenante o Papa São João Paulo II. Permaneceu na arquidiocese de São Paulo por 21 anos, até ser nomeado o 6º bispo da diocese de Jacarezinho (PR), onde permaneceu por 10 anos. Sua renúncia, por limite de idade, aconteceu em 23 de junho de 2010.

Em entrevista, dom Fernando relatou como se sente em participar dessa Assembleia, neste ano em que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil completa 70 anos de história.

“A Assembleia é o lugar onde a família dos padres, dos bispos se reúnem. É como o filho que volta a encontrar-se com todos os irmãos. Isso é uma sensação importante que a gente tem, que a gente tem uma mãe que se chama Igreja e essa mãe sempre tem uma novidade, ela mostra seus desafios, ela nos educa e nos ajuda a sermos mais irmãos. Penso que, nesses 42 anos de bispo, talvez eu tenha faltado numas 3 assembleias, por outros motivos. A gente vai percebendo a Igreja crescendo e a Igreja se descobrindo como servidora, a Igreja percebendo que ela tem muito ainda para construir, para se converter e para poder servir melhor o povo brasileiro. Mas tudo isso, olhando para o passado e olhando para o hoje. Eu que estive no tempo de dom Helder Câmara, de dom Aloísio Lorscheider, de dom Paulo Arns, de dom Luciano Mendes de Almeida, esses bispos que marcaram a história da CNBB, a gente vê que hoje, também, há outros homens com esses valores que são as luzes dos quais Deus usa para ser presença na Igreja no Brasil. Enquanto eu puder, eu virei aqui nas Assembleias, porque aqui é uma escola, da qual a gente volta como que: ‘vamos começar hoje’”.

Como o senhor percebe a chegada dos bispos novos no episcopado?

A gente vai sentindo que Deus é infinito, Ele vai se revelando, cada vez, de um modo diferente e, graças a Deus, a Igreja não é o passado, a Igreja tem que ser o presente e esses bispos novos vão trazendo esse presente, essa realidade nova para a Igreja. Assim como, os que já caminharam na vida, vão sabendo acolher essa realidade nova da Igreja que é tão importante.

Confira a entrevista com dom Fernando José Penteado em vídeo:

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts