Na manhã dessa quinta-feira, 28 de abril, penúltimo dia da primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, apresentou a todo o episcopado brasileiro o subsídio: “Cartilha de Orientação Política 2022 – A política melhor”.
Como nos anos anteriores, o subsídio tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo uma orientação da Igreja para que os cristãos católicos tenham uma participação consciente, cidadã e comprometida com a democracia e o processo eleitoral. Dom Geremias mostrou a Cartilha, explicando, desde a motivação para a capa, até a estrutura que é dividida em três partes: 1. A Igreja Católica e a Política; 2. As eleições gerais de 2022; 3. A política em favor da vida integral. O arcebispo falou também do processo de produção, da comissão responsável pela elaboração e do cronograma de publicação.
Lançamento da série de podcasts: “A política melhor”
Estreia, hoje, 28 de abril, a série de podcasts que leva o nome: “A política melhor”. Até o dia 8 de setembro, serão publicados, semanalmente, podcasts para aprofundar os temas da Cartilha. A iniciativa conta com o apoio da Pascom Brasil, da Signis Brasil e da Rede Católica de Rádio. O podcast de estreia traz uma entrevista sobre: “A Igreja Católica e a Política”, com o secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado.
O que a Igreja tem a ver com a política? Ministros ordenados podem se candidatar a cargos eletivos? E os leigos, qual o papel deles na política? Estas e outras perguntas fazem parte desse primeiro episódio da série: “A política melhor”. A série é conduzida pela jornalista e assessora do Regional, Karina de Carvalho, pelo radialista e membro da diretoria da Signis Brasil Rádio, Jorge Teles, e pelo coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)


por