Dioceses do Paraná vivem de forma criativa e intensa a preparação para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado neste domingo, 24 de maio
No próximo domingo, 24 de maio, festa da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano, o tema escolhido pelo Papa Francisco em sua mensagem é: “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10,2). A vida se faz história.

Na mensagem, publicada no dia 24 de janeiro, o Papa se dedica ao tema da narração, pois “precisamos de respirar a verdade das boas histórias”. Para explicar essa realidade, intrínseca para a comunicação humana, o Papa Francisco não cita as tecnologias, mas sim compara uma história bem contada à atividade de tecer roupas.
“O homem não só é o único ser que precisa de vestuário para cobrir a própria vulnerabilidade (cf. Gn 3, 21), mas também o único que tem necessidade de narrar-se a si mesmo, “revestir-se” de histórias para guardar a própria vida. Não tecemos apenas roupa, mas também histórias: de fato, servimo-nos da capacidade humana de “tecer” quer para os tecidos, quer para os textos”, escreveu o pontífice.
O assessor eclesiástico para a Pascom no Paraná, padre Valdecir Bressani, da diocese de Palmas-Francisco Beltrão comentou, em vídeo, a mensagem do Papa Francisco.

A Pastoral da Comunicação do Regional Sul 2 da CNBB, ao longo dessa semana que antecede a celebração do Dia Mundial das Comunicações, teve diversas iniciativas no âmbito espiritual, de formação e animação pastoral. Segundo o coordenador regional, Antônio Kayser, a pandemia do novo Coronavírus proporcionou à Pastoral da comunicação um grande avanço. “Houve muitas iniciativas nas dioceses e nas paróquias para mobilizar os agentes de Pascom de forma criativa e ágil, a fim de oferecer a oportunidade de estarem unidos, mesmo que digitalmente. Estamos vivenciando um momento único, porque em função do distanciamento social, hoje, a forma que todos podem se encontrar é através dos meios de comunicação e a Pascom está na linha de frente, possibilitando esses encontros”, disse Kayser.
Na diocese de Ponta Grossa, a Pascom diocesana se programou para viver essa semana de maneira orante, já que os encontros presenciais não são possíveis. “Estamos vivendo na diocese a semana de oração pelos comunicadores. Cada dia da semana tem uma intenção especial: pelos comunicadores do rádio, da fotografia, da escrita, do rádio e da tv, da assessoria de imprensa, do designer gráfico e por todos os comunicadores”, explicou padre Rodrigo Ribas, assessor diocesano. Outras iniciativas também estão sendo realizadas, como um encontro online para um momento de oração, uma prece especial que foi enviada a todas as paróquias da diocese, para ser inserida na liturgia de domingo, um vídeo de homenagem aos agentes da Pascom.
Neste ano, a arte vencedora do concurso promovido pela Pascom Brasil para o cartaz do Dia Mundial das Comunicações, foi de um membro da diocese de Ponta Grossa, o jovem Lucas Oliveira. Fato que animou e valorizou bastante a pastoral. Padre Rodrigo percebe que, apesar do isolamento social, neste ano a preparação para ao Dia Mundial das Comunicações na diocese está sendo muito bem vivida.

A diocese de Apucarana escolheu a data do Dia Mundial das Comunicações para fazer dois lançamentos importantes: o novo site da diocese e o programa D.A. Cursos. Segundo o padre Douglas Felippe, assessor diocesano, no dia do lançamento do site, será publicada uma mensagem do bispo diocesano, Dom Carlos José de Oliveira, uma mensagem dele e, na segunda-feira, dia 25/5, será realizada uma live com a coordenação diocesana da Pascom.
Já o programa “D.A. Cursos” é uma iniciativa que visa atender uma demanda de busca por novos horizontes e de forma mais acessível. Serão disponibilizadas vídeo-aulas com profissionais ou professores na área, como também materiais para serem baixados na barra de Downloads do site da Diocese. Dentro da programação já estão cursos de Fotografia Religiosa, Marketing Católico, Oratória Sacra, Mídias Sociais, Promoção de Eventos, Vídeos, Impresso (jornal e revista), Jornalismo e Rádio. Todos as vídeos-aulas estarão disponíveis no canal do Youtube da diocese, gratuitamente (clique aqui para acessar).
A Arquidiocese de Maringá produziu um vídeo especial para o Dia Mundial das Comunicações, no qual o jornalista Everton Barbosa, conta um pouco de sua história e, a partir dela, reflete sobre a mensagem do Papa. O vídeo também promove a participação de todos, por meio da seguinte pergunta: Qual a sua história com Jesus? Confira o vídeo:
Na Arquidiocese de Curitiba, a Comissão Arquidiocesana de Comunicação e a TV Evangelizar promovem no domingo, dia 24, um programa de TV, às 16h, e missa às 18h, transmitidos de Curitiba para todo o território nacional, por meio da TV Evangelizar e das redes sociais. O programa terá como base a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações, trazendo convidados especiais para debater o tema frente ao cenário da pandemia e às possibilidades de comunicação pós-pandemia.
O programa contará com a participação de comunicadores e lideranças da Igreja. Entre as participações no estúdio estarão o Padre Reginaldo Manzotti, fundador e presidente da Rede Evangelizar de Comunicação, Padre Luiz Kleina, coordenador da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, Simone Tavares Zuchi, especialista do Observatório de Educação para a Solidariedade da PUCPR. O programa contará também com contribuições de Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Marcos Túlio, coordenador da Pascom nacional, integrantes de Pascom e jovens comunicadores. Os repórteres da TV RPC, Dulcinéia Novaes e Bruno Fávaro, também participarão para falar de suas experiências de contar boas histórias.
O programa pode ser acompanhado pela TV Evangelizar e pelas redes sociais, a partir das 16h00 do domingo, dia 24/5:
www.youtube.com/user/TVEvangelizarOficial/
www.facebook.com/tvevangelizaroficial/
www.facebook.com/arquidiocesedecuritiba
O bispo de Paranavaí e referencial para a Pascom no Paraná, Dom Mário Spaki, gravou um vídeo no qual comenta a Mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações. “O Papa percebeu que, quando a gente narra a vida, quando a gente conta a nossa vida para os outros, isso tem um atrativo muito grande. É exatamente esse o convite que nós fazemos para cada um de vocês, membros e agentes da Pascom do Paraná ou de qualquer outro lugar do Brasil: que sejamos espertos em narração”, disse Dom Mário. No vídeo, o bispo também faz um agradecimento por todo trabalho “gigante” que a Pascom tem realizado neste tempo de pandemia.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação)
				
															


								
								
								
								
								
								
								
 por