A Igreja do Paraná acolheu, com muita alegria, a notícia publicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil nesta manhã, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, sobre a decisão do Papa Francisco em nomear o monsenhor Carlos José de Oliveira para bispo da diocese de Apucarana (PR). A diocese estava vacante desde o dia 13 de dezembro de 2017, quando Dom Celso Antônio Marchiori foi transferido para a Diocese de São José dos Pinhais (PR).
Monsenhor Carlos José de Oliveira
O Monsenhor Carlos José de Oliveira nasceu dia 17 de outubro de 1967 em Botucatu (SP) primogênito de Mario Salvador de Oliveira e Maria Aparecida Santi de Oliveira. O seu ingresso para a vida religiosa se deu no seminário São José, a partir de onde cursou filosofia e teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo.
Foi ordenado diácono no dia 8 de dezembro de 1991 e sacerdote em 4 de Outubro de 1992. De 1994 a 1996 fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2016 defendeu sua tese de doutorado em Teologia pela PUC Rio de Janeiro. Retornando de Roma, em 1996, assumiu como pároco/reitor do santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Lençóis Paulista (SP), arquidiocese de Botucatu, onde se encontra até hoje.
O religioso assumiu e desenvolveu, entre outras, as seguintes funções na arquidiocese e província eclesiástica: assessor da Pastoral Familiar, professor de Teologia na Faculdade João Paulo II, em Marília (SP), foi responsável pelo Jornal Monitor Diocesano e assessor do Encontro de Casais com Cristo (ECC) da Arquidiocese, Coordenador arquidiocesano de Pastoral, Coordenador de Pastoral da província eclesiástica de Botucatu. Além disto, foi fundador e presidente da casa de acolhida “Mãe da Piedade” para moradores de rua e toxicodependentes, é vigário geral da Arquidiocese, coordenou o Conselho de Presbíteros e assumiu a função de Assessor da Renovação Carismática Católica.
Saudação
A Presidência do Regional Sul 2 alegra-se com a Diocese de Apucarana pelo seu novo pastor e ao Mons. Carlos José de Oliveira deseja muita luz, sabedoria e frutos de salvação em seu ministério episcopal.
por