Durante três dias, de sexta à domingo, cerca de 120 pessoas tiveram a oportunidade de saber mais sobre a caminhada da Igreja no Paraná, partilhar experiências, planejar e estudar o tema protagonismo do leigo.
A 39ª Assembleia do Povo de Deus (39APD) do Regional Sul 2 da CNBB aconteceu na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, em Curitiba (PR) do dia 21 a 23 de setembro. A Igreja Católica do Paraná esteve representada pelos arcebispos e bispos, padres coordenadores da Ação Evangelizadora, leigos ligados às Pastorais Sociais das dioceses e coordenadores regionais das pastorais, movimentos e organismos.
Durante três dias, de sexta à domingo, cerca de 120 pessoas tiveram a oportunidade de saber mais sobre a caminhada da Igreja no Paraná. Foram momentos de convivência, partilha, planejamento, definição do calendário de atividades para 2019 e estudo. Neste ano o tema da Assembleia foi “O protagonismo laical no serviço à vida plena”, com assessoria do professor Cesar Augusto Kuzma, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio.
“O protagonismo laical no serviço à vida plena” foi o tema central trabalhado no sábado.
“Leigo é aquele que assume concretamente a sua missão e o seu papel no mundo e na Igreja. Ele se deixa tocar por Deus e por sua graça. Não vive a fé de forma isolada, ele testemunha com sua própria vida, no seu cotidiano, no seu jeito de ser e viver”. Essa e outras reflexões foram trazidas pelo professor Cesar Augusto Kuzma no sábado (22) na 39ª Assembleia do Povo de Deus (APD).
O tempo dedicado ao estudo do tema, iniciou às 08h20 logo após a oração da manhã seguindo até às 16h, quando então os cerca de 120 participantes participaram dos trabalhos em grupo. Às 19h ocorreu a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo da Diocese de Guarapuava, dom Antônio Wagner da Silva. A noite aconteceu a reunião com os coordenadores regionais das pastorais, movimentos e organismos.
A assembleia encerrou no domingo (23) com a síntese dos trabalhos de grupo e conclusão do tema central
No domingo (23) aconteceu a Celebração Eucarística, no início da manhã, presidida pelo Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel. Na sequência, no plenário, foi apresentada uma síntese dos trabalhos realizados pelos grupos na tarde do sábado. Os grupos responderam algumas questões, as quais deverão trazer algumas luzes
para a caminhada do Regional nos próximos anos.
Fortalecer as Escolas de Formação de Fé e Política, conscientizar ainda mais sobre a extinção do consumo de bebida alcoólicas nas festas de Igreja, envolver mais pessoas nas pastorais sociais, buscar maior integração entre essas pastorais sociais, foram algumas sugestões dadas pelos grupos. Já para fortalecer a vocação laical os grupos apontaram que é necessário incentivar os leigos, valorizar os conselhos de direito com foco na Doutrina Social da Igreja, superar o clericalismo, entre outras sugestões. Também foram apontados pelos grupos alguns desafios e dificuldades a serem superados. A falta de formação dos leigos, a superação da indiferença e do egocentrismo das pessoas, uma preparação dos leigos para atuarem de forma cristã nos conselhos de direito, foram alguns dos apontamentos. Com base na apresentação da síntese, o professor Cesar Augusto Kuzma realizou o fechamento dos trabalhos relativos ao tema.
Ao final da Assembleia, o presidente do Regional, dom Mauro, apresentou a proposta para que, a partir de 2019 a Assembleia ocorra nos anos ímpares em Curitiba (com todo o Regional) e nos anos pares (a partir de 2020) nas províncias (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel), proposta que foi aceita.
(Texto: Jorge Teles)
Reportagem realizada pela TV Evangelizar:
https://www.youtube.com/watch?v=Ei3ZCwv59xI
Confira as fotos no álbum do Facebook da página da CNBB Sul 2. CLIQUE AQUI.

por