A abertura do Primeiro Muticom Paranaense que aconteceu na noite ontem, 23 na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava, já fez história. Um evento de grandes proporções que visa a ampliação, a troca de experiências e a partilha de conhecimentos na comunicação da Igreja Católica chamou a atenção pelo número de participantes e também pelo interesse nos assuntos das palestras e oficinas. Segundo os organizadores do evento, esta busca pela comunicação nos âmbitos da Igreja mostra quão interessadas as pessoas estão em adquirir conhecimentos e também em disseminá-los à forma de informações e esclarecimentos para as diversas pessoas das comunidades, sejam elas distantes ou não, geograficamente.

Com o tema “Pascom e os Desafios da Comunicação na Igreja”, o coordenador da Pascom do Regional Sul 2 da CNBB, jornalista Jorge Teles destacou a importância de a Igreja estar sempre a par dos acontecimentos do mundo através de seus comunicadores, voluntários ou não, para então, com embasamento consistente, poder traçar a direção que se queira tomar. “É com imensa alegria que eu vejo estas pessoas aqui hoje, buscando os mesmos objetivos. Os eventos de comunicação são oportunidades únicas de se dividir experiências entre as pessoas das diferentes regiões para que a comunicação possa fluir de forma clara e precisa. Vivemos na era da informação e é preciso que tenhamos objetivos definidos quanto ao uso desta informação que, para nós, é uma das grandes ferramentas de trabalho e de evangelização”, destacou Jorge Teles na abertura do evento.

O Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB,  Padre Mário Spaki destacou que os desafios são muitos quando se toma a decisão de sediar um evento do porte do Muticom Paranaense, mas salienta que só através das dificuldades, dos desafios em si é que há crescimento. Padre Mário também foi enfático ao dizer que a comunicação é como um apostolado e só se aventura por seus meandros quem realmente está imbuído de muita paixão e amor pelo trabalho, com ideal de servir. “Eu digo que só estuda comunicação quem realmente ama esta tarefa. Ser comunicador exige doação total e verdadeira interação com os assuntos e problemas à sua volta. Hoje, neste primeiro Muticom Paranaense, temos a oportunidade de sentir este amor, esta paixão brotar nos olhos e no coração de todos os que aqui vieram em busca de conhecimento e de troca de experiências”, evidenciou Padre Mário.

Bispo Referencial das Comunicações do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Antônio Wagner da Silva abriu os trabalhos do Primeiro Muticom Paranaense dizendo que: “Não estamos mais sonhando. Agora, nossos desejos se tornaram realidade”, referindo-se aos trabalhos preparatórios para que a cidade sediasse o evento e oferecesse conteúdos consistentes a fim de aguçar os interesses dos participantes e ampliar seus conhecimentos.

Dom Wagner destacou também que a evangelização é uma das formas mais brilhantes de comunicação. Segundo ele, estar preparado é tarefa necessária a todos os que fazem parte da comunicação, seja esta profissional ou não. “Precisamos nos atualizar sempre. O Primeiro Muticom do Paraná mostra esta transição da preparação para a realização de um sonho. Hoje, avançamos grandes passos e precisamos buscar cada vez mais, sempre com amor, com consistência, à luz de Nosso Senhor Jesus Cristo”, destacou o Bispo.

Com base no Documento 99 da CNBB, que diz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e que “tem como objetivo motivá-la a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais se encontra o avanço acelerado das tecnologias”, os eventos de comunicação da Igreja Católica vêm ao encontro destas necessidades.

PALESTRA

Com o tema “Oportunidades e Desafios nas Redes Sociais”, o palestrante Juliano Kimura, referencial do Brasil neste assunto, fez um verdadeiro apanhado dos avanços nas maneiras de se comunicar ao longo dos tempos.

De forma lúdica e muito alegre, Juliano falou de sua carreira e fez comparações entre os sistemas usados em outras épocas e os utilizados atualmente. Os participantes tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre os desafios constantes exigidos, mas também agradáveis que surgem todos os dias para quem trabalha com a comunicação. “A forma de se comunicar muda. Todos os dias surgem equipamentos e aplicativos novos. Porém, o grande desafio mesmo é fazer uma comunicação sempre com clareza e que surta efeitos positivos, que sirva para alguma coisa. A redes sociais estão aí como grandes ferramentas e precisamos saber usar estas ferramentas”, disse Juliano em uma entrevista antes da palestra.

O evento segue com palestras e oficinas durante o dia de hoje, sábado, 24 e amanhã, domingo, dia 25.

Os desafios da comunicação são constantes em todos os âmbitos da vida. Ter a oportunidade de sediar, pela primeira vez, um evento do porte do Muticom Paranaense é algo que ficará gravado na história da Diocese da diocese e do Paraná.

20151023200743 20151023200745 20151024084817 (1) 20151024084817 (2) 20151024084817 20151024084819 (1) 20151024084819 20151024084821

CDC com fotos de agentes da Pascom e Rádio cCultura

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts