Entre os dias 20 e 22 de janeiro, aconteceu a 44ª Assembleia Regional da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), na Casa de Encontro Shalom Dom Olívio, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro contou a presença do bispo referencial para a OSIB, dom Sergio de Deus Borges e 69 participantes, dentre eles formadores e formandos de 17 dioceses do Paraná.
Sob a assessoria do frei Nilo Agostini, a Assembleia abordou o tema: “A pessoa do vocacionado: dimensão antropológica “. O objetivo foi refletir, a partir da antropologia teológica, sobre o perfil dos vocacionados que ingressam nos seminários.
Segundo dom Sergio, o tema foi abordado com muita beleza e profundidade, e destacou os grandes temas da atualidade, ajudando os formadores e formandos a terem uma visão mais integral do ser humano.
“Precisamos, cada vez mais, de pessoas profundamente integradas na dimensão de sua personalidade, do seu eu, para dar uma resposta mais generosa ao Senhor na caminhada da Igreja. E assim, ajudar tantos irmãos e irmãs, homens e mulheres, fiéis de boa vontade, que querem também responder ao chamado do Senhor e viver a sua vocação, nas mais diferentes dimensões da nossa vida e do serviço à Igreja e à sociedade e, em especial, a família”, afirmou o bispo.
O encontro foi marcado por momentos de oração, espiritualidade, estudos e convivência fraterna. Na noite da terça-feira, dia 21, a missa foi celebrada na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, presidida pelo presidente da OSIB, padre Sandro Ferreira.
Segundo o padre José Alir Moreira, da diocese de Guarapuava (PR) e secretário da OSIB, a Assembleia proporcionou comunhão, vivência fraterna e partilha entre formadores e formandos de todo Paraná. “O clima de amizade, oração, partilha das experiências formativas e estudo foram momentos de enriquecimento e motivação vocacional. Ao aprofundar a dimensão antropológica do vocacionado, fomos impulsionados a olhar de forma integral para a pessoa, acolhendo a riqueza da diversidade de dons, talentos e desafios de cada ser humano, mas sobretudo conscientes de que, diante do mistério da vida e da vocação, estamos todos no mesmo processo de integrar as dimensões no processo formativo, pois é um processo para toda a vida”, disse padre José.
O seminarista da arquidiocese de Maringá (PR), Rafael Alves Sperandio, destacou que o engajamento dos seminaristas do Paraná, em conjunto com seus formadores mostrou-se amplamente positivo e enriqueceu as reflexões e debates. “Grande destaque se dá ao fato de as reflexões contarem com a participação de formadores e formandos das mais diversas dioceses do Paraná, o que ampliou e enriqueceu os debates. Aliás, o intercâmbio de experiências entre dioceses é um dos grandes méritos das assembleias da OSIB, já que evidencia a riqueza da Igreja no Paraná e os muitos caminhos pelos quais a Igreja é conduzida pelo Espírito, em vista do caminho comum de todos em direção a Jesus Cristo, nosso Senhor”, afirmou ele.
A OSIB do Regional Sul 2 da CNBB é um organismo que visa articular e integrar os seminários e casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros presbíteros do Paraná, respeitando a caminhada de cada Igreja particular e dos diferentes institutos.
Padre Sandro Ferreira – Presidente da OSIB/PR