A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) – Regional Sul 2 da CNBB – realizou, nos dias 25 a 28 de janeiro, a sua 41ª Assembleia. Tudo estava preparado para sua realização presencial, porém, devido ao agravamento da pandemia no início de 2022, a Assembleia foi convertida para a modalidade on-line, reunindo os formadores pela plataforma do Zoom, nos dias 25 a 27, e os seminaristas, pelo Zoom e Youtube, nos dias 27 e 28. 

Como resposta a uma recorrente solicitação dos formadores do Paraná, o tema de reflexão girou em torno da Dimensão Espiritual. Segundo a Ratio Fundamentalis (O Dom da Vocação Presbiteral), a dimensão espiritual deve ser “orientada a alimentar e sustentar a comunhão com Deus e com os irmãos, na amizade com Jesus Bom Pastor e numa atitude de docilidade ao Espírito (…) formando o coração do seminarista para aquele amor generoso e de oblação que representa o início da caridade pastoral” (n. 101). 

O encontro foi assessorado pelo Pe. Ranieri Araújo Gonçalves, SJ, membro da Rede de Serviços para Colaboração com outros, Fé e Espiritualidade dos Jesuítas no Brasil (Rede Servir), mestre em Espiritualidade com ênfase em Orientação Espiritual pela Universidade Loyola de Chicago (EUA), e Professor Coordenador da Escola de Formação de Orientadores Espirituais (EFOE), organizada pela CRB-SP. 

Com os formadores, o tema refletido foi “A contribuição da Direção Espiritual na formação dos seminaristas”. Nas oito conferências ministradas, o assessor tratou sobre alguns aspectos essenciais do acompanhamento espiritual como ministério na Igreja, cujo foco deve ser o relacionamento entre Deus e a pessoa, a fim de ajudá-la na percepção e abertura de um diálogo sincero com o Senhor. E isso é fundamental no itinerário formativo pois, segundo Pe. Ranieri, “como a voz de Deus expressa a Sua vontade, pode-se também dizer que a função do orientador espiritual consiste em ajudar a pessoa orientada a discernir a vontade de Deus a seu respeito; vindo, assim, a conhecer a sua missão em uma dada situação”. Por fim, foi aprofundada a reflexão sobre dois subtemas que estão na base do exercício da Direção Espiritual: o desenvolvimento de uma atitude contemplativa e a importância da confiabilidade no ministério pastoral. 

Com os seminaristas, o assessor abordou o tema: “Formação Espiritual como movimento da cabeça ao coração”, levando os participantes a refletirem, não só sobre seu “modo de rezar”, mas principalmente sobre sua relação com o Senhor e a percepção das experiências de Deus em sua vida e vocação.  

Tanto o assessor quanto a equipe de organização viram como extremamente satisfatória a participação de todos, com pontualidade na presença, escuta atenta às conferências e envolvimento nos momentos de diálogo, partilha de experiências e reflexão. 

A modalidade on-line possibilitou a participação de 42 formadores, entre reitores, diretores espirituais e auxiliares da formação. Nos dois últimos dias, participaram 195 seminaristas, das etapas do propedêutico, do discipulado (filosofia) e da configuração (teologia), também alguns candidatos do Instituto Discípulos de Emaús (IDE), que acolhe vocações adultas ao diaconato permanente ao ministério presbiteral. 

Dom Sergio de Deus Borges, Bispo de Foz do Iguaçu e Referencial para a OSIB – CNBB Sul 2, participou de todos os dias do encontro e concluiu com a seguinte mensagem: “agradecemos aos formadores e formandos pela excelente resposta ao convite e participação na Assembleia, sob a orientação do Pe. Ranieri, SJ. A Direção espiritual, num mundo racionalista, visa auxiliar o seminarista a voltar a subir a ladeira, percebendo que a seu lado está o Senhor que o convida para um caminho de consagração e de santidade, permanecendo com Ele e esforçando-se para ter os mesmos sentimentos de Cristo.” 

Seguindo o cronograma da OSIB do Regional Sul 2, essa 41ª Assembleia seria eletiva. Contudo, devido às particularidades de sua realização de modo remoto, Dom Sergio propôs a continuidade dos serviços de coordenação pela atual equipe, de modo que nova eleição seja realizada na Assembleia de 2023, o que foi acatado por todos os participantes. Segue então a equipe de coordenação, tendo como presidente o Pe. Roberto Carlos Reis, da Diocese de Campo Mourão; o tesoureiro, o Pe. Marcos André de Oliveira, da Arquidiocese de Maringá; e secretário, o Pe. Hélio Guimarães, da Diocese de Ponta Grossa.  

(Texto e fotos: Pe. Hélio Guimarães – Secretário da OSIB – CNBB Sul 2)

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts