Na manhã dessa terça-feira, 13 de junho, os coordenadores diocesanos dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística no Paraná participaram de uma reunião on-line para tratar sobre a articulação da ação evangelizadora: “Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para a África”. A reunião foi coordenada pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e contou com a participação do presidente e do secretário do Regional Sul 2 da CNBB: o arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, e o bispo de Paranavaí, dom Mário Spaki, e também do colaborador responsável pela dimensão missionária no Paraná, Edson da Costa Pereira.  

Os Ministros foram escolhidos pelos bispos do Paraná para protagonizar essa ação evangelizadora que visa angariar recursos para enviar 25 mil Bíblias para o país da Guiné-Bissau, na África. Para facilitar a articulação da ação, a equipe responsável pela dimensão missionária no Regional tem mantido contato direto com as coordenações diocesanas dos Ministros das 18 arqui/dioceses do Paraná. A reunião teve o intuito animar e fortalecer os laços com esses coordenadores que serão as responsáveis pela ação em suas dioceses.  

A reunião foi aberta pelo padre Valdecir, que convidou dom Mário para acolher os participantes. Em seguida, dom Geremias fez uma breve exposição sobre a história dos Ministros na Igreja. Citando documentos da Igreja, o arcebispo destacou que os Ministros são uma grande novidade do Concílio Vaticano II. “Eu percebo que vocês, Ministros, são a nossa grande força na Igreja”, disse ele.  O padre Valdecir abriu a reunião e pediu para dom Mário acolher os participantes. Depois, dom Geremias fez uma breve exposição sobre a história dos Ministros na Igreja e destacou que eles são uma grande novidade do Concílio Vaticano II. Ele elogiou os Ministros por serem uma grande força na Igreja.

Dom Geremias também fez um breve histórico sobre a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau desde o ano de 2014. Ele também contou sobre a sua visita pastoral missionária no país, que aconteceu em novembro de 2022. “Quando estive lá na Guiné-Bissau, eu vi nas mãos de muitas pessoas aquelas Bíblias que nós enviamos em 2017. Então, o administrador diocesano me relatou que essas Bíblias estavam acabando, ao passo que o número de cristãos continua aumentando. Percebi que, como Igreja no Paraná, podíamos ajudar, então trouxe a proposta para os nossos bispos que, prontamente, a acolheram”, disse o arcebispo. 

Em seguida, padre Valdecir fez uma exposição sobre questões práticas na execução da ação evangelizadora, destacando cinco pontos. O primeiro sobre como a ação evangelizadora, protagonizada pelos Ministros, vai envolver todas as dimensões missionárias na diocese. Segundo, sobre a criação de uma rede de comunicação eficaz, por meio dos grupos de WhatsApp. Terceiro, sobre a importância de documentar, a fim de criar história e ter transparência em todo processo. Quarto, sobre a possibilidade de articulação e impulso evangelizador na própria diocese. E o último ponto, sobre a série de vídeos orientativos que estão sendo disponibilizados pelo Regional, a fim de colaborar e tirar dúvidas sobre a realização da ação evangelizadora.  

Os vídeos orientativos podem ser acessados na playlist abaixo: 

Por fim, os participantes da reunião partilharam sobre como está sendo articulada a ação em suas dioceses. Todas as arqui/dioceses já receberam o material (folders, marca páginas e cartazes) para a realização da ação. Agora, as coordenações estão em fase de distribuição para suas paróquias.  

A ação evangelizadora vai ser realizada até o dia 24 de setembro. Cada um dos mais de 48 mil Ministros atuantes na Igreja do Paraná vai receber um folder, com o qual vai buscar 10 pessoas para ajudá-lo a conseguir o valor de, ao menos, uma Bíblia, que custa hoje, nas Edições CNBB, R$36,90. Cada Ministro receberá também 10 marca páginas, a fim de oferecer um para cada pessoa que colaborar. O marca páginas contêm a logo da ação evangelizadora, a foto de duas crianças da Guiné-Bissau numa celebração e a frase: “Eu amo a Palavra de Deus e ajudei a doar uma Bíblia para a África!”.  

Após o encerramento da ação missionária, o Regional Sul 2 da CNBB dará início ao processo de aquisição e envio das Bíblias. Elas serão encomendadas das Edições CNBB, que fará uma impressão com uma capa personalizada e um encarte. 

A previsão é de que, até janeiro de 2024 as Bíblias estejam prontas para serem despachadas via container e, até a Páscoa (31 de março), esteja nas mãos do povo guineense. 

Mais informações, acesse: https://cnbbs2.sitesparresia.com/africa/25-mil-biblias-para-africa/

Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts