2Na cidade de Quebo, Diocese de Bafatá, na Guiné Bissau, em 17 de outubro foram apresentados os três missionários do Paraná, às lideranças civis, militares e religiosas de cidade. Dom Pedro Carlos Zilli, bispo de Bafatá estava exultante: “Estou muito contente porque pela primeira vez na história, haverá uma comunidade católica com residência em Quebo e por serem missionários do meu Estado de adoção, o Paraná, isto é motivo de muita alegria e expressa a realização de um grande sonho”.

O Secretário Administrativo do Ministério da Administração Territorial, do Setor de Quebo, Fernando Nabaia também manifestou alegria: “Estou muito alegre por este dia histórico para o povo de Quebo e região. A Missão Católica traz desenvolvimento para toda a comunidade, os missionários são bem-vindos e terão todo apoio e proteção da parte político administrativa”.

Entre as lideranças locais encontravam-se também representantes das religiões dos muçulmanos, das religiões tradicionais, evangélicos e católicos. Aladi Aliu Djalo, líder Muçulmano, e dono da casa onde os missionários vão morar disse: “A comunidade muçulmana está feliz com a presença dos missionários, assim como toda a comunidade de Quebo. Deus também está feliz com a presença deles e, sobretudo, porque em Quebo as religiões se abraçam na paz e na concórdia”.3

“Há muito tempo esperávamos por esta Missão Católica devido a sua importância para a comunidade e todos estamos felizes com a chegada dos missionários”, disse o chefe da Tabanca (bairro) Ibraim A. Djalo. Também o senhor que vendeu o terreno onde está sendo instalada a missão católica manifestou contentamento “É uma alegria receber os missionários. A presença de missionários em cidades próximas proporcionou benefícios que agora a comunidade de Quebo irá receber através da Missão Católica”.

Finalmente, Dom Pedro Zilli, pediu que os missionários também falassem de sua expectativa e o que estavam sentindo no momento. O Diác. Pedro Avelino Lang, falou em nome dos missionários: “Fico emocionado pelo carinho e por esta calorosa acolhida que nós missionários recebemos da Comunidade de Quebo, agradeço a todos em nome da Igreja do Paraná que nos envia”.

1No domingo dia 19 de outubro às 10 horas, Dom Pedro Zilli presidiu a Missa de apresentação dos missionários brasileiros à Comunidade Católica de Quebo. Participaram da Missa os padres Clemente kiok Gomis, pároco de Buba, e Domingos da Fonseca, vigário geral da Diocese. A Ir. Maria do Céu, e Ir. Genalda da comunidade de Quebo. Dom Pedro Zilli, enumerou os vários motivos de comemoração nesta data: Dia Mundial das Missões, Encerramento do Sínodo da Família em Roma, Beatificação do Papa Paulo VI, Apresentação do Plano Diocesano de Bafatá para os próximos três anos e o lançamento da Pastoral do Dízimo na Igreja da Guiné Bissau. Dom Pedro disse que a presença da Missão Católica em Quebo é um grande acontecimento e concretiza um grande sonho, por isso, não escolheu a Catedral de Bafatá ou outra grande comunidade para celebrar todos estes eventos do dia de hoje. Escolheu Quebo, porque a comunidade esperava há muito tempo por esta presença missionária, morando na Cidade. Disse ainda que os missionários Pedro, Metódio e Odaril representam 18 dioceses do Paraná. Agradeceu a Dom Mauro Aparecido dos Santos, presidente da CNBB Sul 2 e Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo referencial da missão no Paraná e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial no Brasil. Ao falar do Dia Mundial das Missões, lembrou que a Guiné Bissau conta com vários missionários Ad Gentes, trabalhando em outras terras.

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts