quinta-feira, 22 fevereiro 2024

Testemunho – Nosso destino: Pemba, África

A Igreja do estado de São Paulo aprovou um projeto para abertura de uma missão na África. Em assembleia de 7 a 9 de junho de 2016, a Igreja do Regional Sul 1 (SP), formada por 41 dioceses, assumiu a cooperação missionária com a Diocese de Pemba, em Moçambique.

A Diocese de Pemba tem 23 paróquias, 900 comunidades e é bastante pobre. O bispo é Dom Luiz Fernando Lisboa, brasileiro. O território da Diocese africana é de 82.625 km². Essa extensão é quase duas vezes o estado do Rio de Janeiro, que tem 43.696 km².

Dom José Luiz Bertanha, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional de São Paulo, afirmou: Iremos estruturar o projeto a fim de enviar pessoas preparadas para a evangelização e o trabalho pastoral, sejam sacerdotes, religiosas e leigos, como catequistas e casais que queiram contribuir com a missão. O próprio

Dom Bertanha nos contou recentemente que está previsto o envio de três padres para Moçambique: um da Arquidiocese de Campinas, um da Diocese de Jundiaí e um da Diocese de Bragança Paulista.