quarta-feira, 21 fevereiro 2024

Testemunho – Imolação meditada

sgGianna Beretta Molla nasceu na Itália, em 4 de outubro de 1922. Desde criança acolheu o dom da fé transmitida por seus pais. Aprendeu a considerar a vida como um dom de Deus. Formou-se médica em 1949. Especializou-se em pediatria. Gianna sempre demonstrou especial cuidado para com as mães, as crianças, os idosos e os pobres. Casou-se e, desde o início, se esforçou para formar uma família realmente cristã. De 1955 a 1957, nasceram seus três primeiros filhos.

Gianna era uma mulher bonita, inteligente e moderna. Dirigia, gostava de montanha e esquiava muito bem. Gostava muito de viajar. Uma mulher como tantas outras, mas com grande confiança em Deus.

No início da gestação do seu quarto filho sentia muita dor. Apareceu um fibroma no útero. Submeteu-se a uma cirurgia. Pediu ao cirurgião que não tocasse na vida de seu filho. As dificuldades de saúde continuavam. Ela se entregava nas mãos de Deus pela oração. Alguns dias antes do parto, ela falou que estava pronta para sacrificar sua vida em favor do filho: Se vocês precisarem decidir entre mim e o filho – disse aos médicos –, não tenham dúvida, escolham a criança. Eu exijo isso!

Em 21 de abril de 1962, nasceu Joana Manuela. Apesar dos esforços para salvar a vida da mãe e da filha, uma semana depois, em meio a muitas dores e após ter repetido a jaculatória Jesus, eu te amo, eu te amo, Gianna morreu santamente. Tinha 39 anos. Seu funeral transformou-se em grande manifestação popular de profunda comoção, de fé e de oração.

Imolação meditada, assim o Papa Paulo VI definiu o gesto da Beata Gianna: “Uma jovem mãe que, para dar vida à sua filha, sacrificou, com imolação meditada, a própria vida”. Gianna foi beatificada por João Paulo II no dia 24 de abril de 1994, no Ano Internacional da Família, e canonizada em 2004. A Igreja celebra a festa litúrgica de Santa Gianna no dia 28 de abril. O Papa Francisco escolheu Santa Gianna para ser a patrona das mães, das crianças não-nascidas e do Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu de 22 a 25 de setembro, em Filadélfia.