COORDENAÇÃO
Bispo referencial
Dom Anuar Battisti
Arcebispo emérito de Maringá
Coordenador Regional
Marcelo Henrique Leite Esteves
Fone: (44) 9 9144-8275
E-mail: mhle02@hotmail.com
APRESENTAÇÃO
Sem deixar de considerar as estatísticas que alardeiam: “25% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas”. A situação se agrava quando constatamos que cada vez mais cedo os nossos adolescentes entram em contato com as drogas. Como deparar a saída quando temos presente que cada dependente carrega consigo, em média, mais quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos.
Em 1998, a criação da Pastoral da Sobriedade é aprovada por unanimidade na 36ª Assembleia Geral da CNBB. É uma atuação especial da Igreja em resposta ao problema social do alcoolismo e do uso de drogas. É uma atividade dirigida, que exerce apostolado junto aos diversos grupos da comunidade de maneira sistematizada, em comunhão com as outras pastorais e movimentos, trabalhando de forma organizada e metódica para levar sua mensagem de vida.
A Pastoral da Sobriedade é a ação da Igreja na Prevenção e na Recuperação da Dependência Química.
A Pastoral da Sobriedade tem por objetivo atuar em cinco dimensões: a Prevenção ao uso de drogas, a Intervenção, a Recuperação, a Reinserção Familiar e Social e Atuação Política, articulação e diálogo permanentemente em todas as frentes.
Diretrizes
Num trabalho conjunto que envolve o dependente, a família, a Igreja e a sociedade, a Pastoral da Sobriedade busca implementar ações de serviço que promovam a vida, em comunhão com os irmãos, acolhendo a todos, através do diálogo, com o amor prodigalizado do Pai, anunciando a ação de Deus, que abre literalmente as portas da prisão (At 5, 19), e devolve a liberdade; que abre o nosso coração, transformando-o de pedra em carne para acolher o Amor, e faz descobrir o Cristo, Jesus-Libertador, mostrando o caminho para a Vida.
Atividades Permanentes
Prevenção e Atuação Política
Palestras: – Na Prevenção e na Intervenção ao uso de Drogas são ministradas palestras em grupos de jovens, nas outras Pastorais e Movimentos, escolas, conferências ou eventos ligados ao tema.
Grupo de Autoajuda: Na Sede Nacional da Pastoral da Sobriedade (Terça-feira às 19h30) e em inúmeras Paróquias do Regional
(listagem disponível pelo nosso telefone (41) 3339-1113 – reuniões semanais permanentes).
Formação e Capacitação: cursos para aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.
Missão do Agente da Pastoral da Sobriedade: Expressar o Amor gratuito do Pai, que desperta em nós a solidariedade com o mundo e com a humanidade, fazendo dos excluídos os nossos preferidos.
Notícias
Pastoral da Sobriedade é o tema do 5º vídeo do Projeto “A mim o fizestes”
A Pastoral da Sobriedade tem por missão prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências como vícios, manias, compulsões...
Mensagem de Natal da Equipe do Regional Sul 2
A equipe do Regional Sul 2 da CNBB está celebrando a Novena de Natal 2016 e envia uma mensagem para...
Paranaguá acolhe 7º Encontro Estadual das Pastorais Sociais
No último sábado (24) e domingo (25) aconteceu o 7º Encontro das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 (Paraná), com...
3º Encontro de formação da Pastoral da Sobriedade em Jacarezinho
Acontecerá nos dias 15 e 16 de março na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Jacarezinho - PR, o 3º...
Pastoral da Sobriedade debate tema de prevenção em Campo Mourão (PR)
Reuniram- se um grupo de 25 pessoas na grande maioria de coordenadores diocesanos da Pastoral da Sobriedade, para debaterem o...
Pastoral da Sobriedade se reúne em Irati (PR)
Deu inicio no dia 02 de março em Irati (PR), a reunião Regional da Pastoral da Sobriedade na Paróquia São...