No dia 03 de novembro de 2018, uma Celebração Eucarística na Comunidade Santa Maria Mãe de Deus (Santa Maria Mamé di Deus) de Cuntabane, na Guiné-Bissau, África, marcou o lançamento e a apresentação oficial do “Plano trienal de Pastoral da diocese de Bafatá” (2018-2021). Em 2021 a Diocese, onde a Igreja do Paraná mantém uma missão católica há 4 anos, comemora seus vinte anos de criação. Este projeto diocesano tem como tema: “Igreja ta konta Vanjeliu ku alegria”, em português: “A Igreja anuncia o Evangelho com alegria”.

Os missionários paranaenses da Missão Católica São Paulo VI, que fica na cidade de Quebo, e membros da comunidade, participaram e deram suporte na preparação da celebração, assumindo tarefas, responsabilidades e ajudando na coordenação junto à comunidade de Cuntabane, para que toda a festividade acontecesse com o empenho e participação de todos.

A Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Zilli, e concelebrada pelos padres das Paróquias e Missões da diocese, e contou com a participação de consagrados e consagradas, seminaristas e fiéis das 15 (quinze) paróquias/missões. Ao todo participaram cerca de 240 pessoas. Após a celebração, houve um delicioso almoço partilhado para todos os presentes, no qual participaram do preparo mulheres de Quebo e Cuntabane.

“Com grande alegria pudemos viver esse evento com o sentido de parceria e cumplicidade entre todos. Os homens, juntos, construíram as estruturas de madeira e bambu, o dia todo debaixo de sol quente e colhendo as folhagens usadas como cobertura no mato; as mulheres colocaram seus talentos a serviço, preparando toda a comida nas grandes e pequenas “caçarolas” ao fogo no chão; os jovens de Quebo, junto com os de Cuntabane, ensaiaram, durante vários dias, os cantos para o coral; e as parcerias de tantos outros que foram surgindo, com seus corações abertos e dispostos para servir ao Reino de Deus. Gratidão e amor pela obra de Deus é o que resume tudo”, partilhou Pércio Pereira Vitória, coordenador da Missão Católica São Paulo VI, de Quebo).

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts