terça-feira, 19 março 2024

Legião de Maria

COORDENAÇÃO

Presidente
Enizita Maria Homann Hrycyna
42 9921-4305
E-mail: [email protected]

 


APRESENTAÇÃO

Mov Legião de MariaA Legião de Maria foi fundada por Frank Duff, leigo, nascido em Dublin, na Irlanda, onde fundou o primeiro grupo (Praesidium).

Chegou ao Brasil por volta de 1954, sendo no mesmo ano fundado o 1º Presidium no Paraná.

Objetivo

É uma Associação de Católicos que, com a aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças, se constituíram em Legião, para servir na guerra, perpetuamente travada pela Igreja, contra o mal que existe no mundo. Além disso, é uma Associação civil, religiosa, de caráter doutrinário, assistencial e cultural.

A finalidade da Legião de Maria é a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: O esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino de Cristo. Têm ainda como fim principal o estudo, a difusão e a prática dos ensinamentos da doutrina católica, sem qualquer filiação político partidária de qualquer natureza. Apoia e incentiva programas que visem ao crescimento moral, cultural e espiritual do ser humano.

Administração da Legião de Maria

A administração da Legião de Maria está confiada aos seus diversos Conselhos. A estes cabe, dentro da esfera da sua jurisdição, assegurar a unidade, defender os ideais primitivos da Legião de Maria, guardar puros o seu espírito, os seus regulamentos e os seus costumes, conforme o Manual Oficial da Legião – e, finalmente, tratar da sua expansão.

O dever principal de todo o Conselho é obedecer ao Conselho Superior imediato.

Seguem em ordem decrescente, os Conselhos que compõem a Legião de Maria:

  • Concilium Legionis (autoridade suprema da Legião de Maria – sede em Dublin).
  • Senatus (designado pelo Concilium para exercer autoridade numa nação, será chamado Senatus).
  • Regia (escolhido pelo Concilium para exercer autoridade sobre a Legião de Maria numa região, logo abaixo do Senatus).
  • Curia (assim que se fundem dois ou mais Praesidia numa região, deve formar-se um Conselho diretivo, chamado Curia).
  • Comitium (não é um novo Conselho, continua agir como Curia em relação a sua área e a governar seus próprios Praesidia e administrar uma ou mais Curiae).
  • Praesidium (é o núcleo de Membros Ativos da Legião de Maria).

Em 10 de Maio de 2008 foi fundado em Ponta Grossa o Senatus Assumpta de Ponta Grossa – Legião de Maria, responsável pelas regiões do Paraná e Santa Catarina, atendendo aproximadamente 22.000 (vinte e dois mil legionários).

Organização


Notícias