terça-feira, 22 outubro 2019

Juventude Missionária

COORDENAÇÃO

Bispo Referencial
Dom Sérgio Arthur Braschi
Bispo Diocesano de Ponta Grossa

Coordenadora Regional
Geovana Gabriela Mendes
Fone: (44) 9806-3130
E-mail: geovanagabriela-nj@hotmail.com


APRESENTAÇÃO

juventude_missionariaA Juventude Missionária (JM/POM) é parte da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Obra fundada por uma leiga, Paulina Maria Jaricot (1799-1822), em 3 de maio de 1822, em Lyon (França), tornando-se Obra Pontifícia, isto é, do Papa e da Igreja universal, em 1922, sendo hoje uma das quatro Pontifícias Obras Missionárias (POM).

A JM animada pela Propagação da Fé surge como fruto da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM), fundada em 1843 pelo bispo D. Carlos de Forbin-Janson (1785-1844), em Paris (França).

Com o passar do tempo, as crianças da IAM cresceram e tornaram-se jovens desejosos de continuar vivendo a experiência de grupo e espiritualidade da Missão universal e sua metodologia.

METODOLOGIA

– A idade proposta para os integrantes dos grupos de JM é de 15 a 25 anos.
– O número de participantes ideal por grupo é de 12, podendo chegar a 20.
– A metodologia proposta é a das quatro áreas integradas: Realidade Missionária (ver); Espiritualidade Missionária (iluminar); Compromisso Missionário (agir); Testemunho Missionário (celebrar e avaliar);
– A JM promove a participação nas ações missionárias (formação) aquém e além-fronteiras.
– Os jovens que não possuem caminhada missionária e que queiram inserir-se no grupo da JM deverão passar por um processo de formação e integração que lhe esclareça o carisma do grupo do qual irão participar.
– O grupo de JM reunir-se-á semanalmente.
– O grupo da JM deverá escolher entre seus membros um coordenador, e deverá buscar apoio de um assessor.

Objetivo Geral

A JM visa despertar, ativar, formar e manter o espírito missionário universal dos jovens, ajudando-os a realizar a Missão, em âmbito local e universal.


Notícias