A Diocese de Guarapuava lançou o seu brasão. Criado pelo heraldista Raul Breno Marquardt, o brasão está dentro dos padrões da heráldica, ciência e arte de descrever elementos representativos de uma organização ou pessoas da região.
Entenda o Brasão
Acima do escudo, com a Mitra (artefato utilizado pelos Bispos – à direção, condução do rebanho). Em cor dourada e detalhes em branco remetendo à paz e as ínfulas que simbolizam o Antigo e Novo Testamentos e adorno que representa o sacrifício na cor vermelha com detalhes dourados representando a posição sacerdotal como os demais itens em dourado.
Acima das ínfulas estão cruzadas atrás do escudo o Báculo e a Cruz processional, em cor dourada (padrão heráldico), que também são elementos utilizados pelo Pastor, representado pelo Bispo em exercício, finalizando a parte superior do brasão.
No escudo, ao lado esquerdo, está o cálice e a hóstia representando Nosso Senhor Jesus Cristo, fundo vermelho, sacrifício e alimento espiritual. Do lado direito do escudo, a árvore de Araucária que representa o símbolo da Região e seus campos, além de expressar a vida e a criação de Deus, ao fundo a cor amarela que demonstra a luminosidade do Sol-Luz para o Caminho.
Ao centro o “AM”, Monograma Mariano, contido no manto azul de Nossa Senhora demonstrando acolhimento à todos.
Logo abaixo a Bíblia aberta – Palavra de Deus, que é a base para a caminhada do povo da Diocese de Guarapuava e do mundo todo.
A faixa brasonada em todo o padrão heráldico representando a referência de todos os elementos anteriores da referida Diocese.
por