terça-feira, 19 março 2024

Conselho Regional dos Leigos (CNLB)

COORDENAÇÃO

Bispo referencial
Dom Severino Clasen
Arcebispo metropolitano de Maringá

Presidente
Walter de Souza Fernandes
Fone: (44) 9 9135-4549
E-mail: [email protected]
[email protected]


APRESENTAÇÃO

Conselho Nacional do laicato do BrasilJustificativa

Os cristãos leigos participam da vida e da missão da Igreja, um povo reunido a partir da unidade, da comunhão do Pai e do Filho e do Espírito Santo buscando uma vivência do mistério trinitário. No cânon 215 e 216 do Direito Canônico, diz que os leigos têm o direito de promover e sustentar a atividade apostólica segundo o seu próprio estado e condição, mesmo com iniciativas próprias. Esta identidade do laicato – missão própria, função própria, vivida dentro do ministério apostólico – significa ter uma participação responsável na missão da Igreja de levar o Evangelho de Cristo.

A organização do laicato é fundamental porque é sinal de comunhão na vida da Igreja, a sua vocação específica coloca os leigos no meio do mundo e à frente de tarefas as mais variadas na ordem temporal, no campo próprio da sua atividade evangelizadora que é o mundo vasto e complicado da política, da realidade social e da economia, como também da cultura, das ciências e artes.

O desafio de manter a organização dos leigos requer recursos humanos e financeiros, que necessitamos operacionalizar respeitando cada realidade e mantendo o vinculo com a comunidade, fazendo parte da ação evangelizadora.

A formação dos leigos é um dos mais importantes desafios, para que todos possam descobrir claramente a sua própria vocação e missão de protagonistas da Nova Evangelização, da Promoção Humana e da Cultura Cristã. A formação não é privilégio, mas um direito e dever de todos, e pode acontecer através de uma recíproca comunhão e colaboração entre todos os membros da Igreja: sacerdotes, religiosos e cristãos leigos. A liderança tem que se reconhecer e atuar como formadores de opinião, necessitando sempre do suporte e acompanhamento nos cursos, grupos de estudos, encontros de espiritualidade.

As Pastorais e Movimentos organizados através do Conselho Nacional de Leigos e Leigas Católicos – CNL Regional Sul 2, que tem o objetivo específico de ser o órgão oficial de expressão e representação do laicato paranaense, congregando, articulando e representando os organismos e os leigos católicos entre si e estes com outros setores eclesiais e com a sociedade civil organizada têm desenvolvido o diálogo e muitas atividades importantes.

Priorizando a rearticulação dos Conselhos locais e a participação nas atividades previstas em calendário, divulgação e estudo dos documentos da CNBB. Destacamos o projeto “Combate à corrupção eleitoral”, lançado em fevereiro de 1997, pela Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que surgiu para dar continuidade à Campanha da Fraternidade de 1996, cujo tema era “A Fraternidade e a Política”. O exercício de cidadania que resultou na coleta de 92.847 assinaturas no Paraná e contribuiu para a aprovação da Lei 9840/99, contra a prática criminosa da compra de votos de eleitores, ação que continua!

A participação do laicato nesta dimensão política, efetuando o Controle Social é cada vez maior, existindo procura e atuação nos partidos políticos, nos sindicatos, e nos Conselhos Municipais. Muitos candidatos, em todo o Estado do Paraná, estão sendo acompanhados nas Prefeituras e Câmaras Municipais, no exercício de seus mandatos pelas comunidades. Caminho em construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida e da esperança, sem o mal da fome!


Notícias