A Igreja do Paraná se fez presente na maior romaria da Diocese de Vacaria (RS). Nos dias 24 e 25 de fevereiro, Pe. Mário Spaki, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, a convite de Dom Irineu Gassen, fez a pregação em duas celebrações da Romaria a Nossa Senhora Consoladora, de Ibiaçá (RS).

A cidade de Ibiaçá (RS), que possui cerca de 3 mil habitantes, nesses dois dias acolhe mais de 100 mil romeiros, na sua maioria dos estados do Sul do Brasil, que vem ao encontro da Mãe Consoladora para agradecer e buscar graças. Essa foi a 66ª edição da festa que cresce a cada ano. Nesse fim de semana, que conclui a festa, muitos percorrem quilômetros a pé, a cavalo, de bicicleta, de ônibus para participar das celebrações, procissões e também se confessar. Nos dias da Romaria, a pequena cidade de Ibiaçá se torna como que a sede da diocese de Vacaria. O bispo e a maioria dos padres ficam à disposição do povo para as celebrações eucarísticas e atendimento de confissões. Para que essa festa aconteça a paróquia também conta com a colaboração de um terço de seus habitantes, pois mais de 1000 voluntários se colocam a serviço, em trabalhos incansáveis.

Na missa do sábado à noite, com uma multidão reunida na praça, na rua e ao redor do Santuário Pe. Mário falou aos romeiros sobre as três formas de se relacionar com Nossa Senhora. A primeira delas é por meio das romarias que fazemos aos Santuários para ir ao encontro da Mãe, a segunda é por meio das orações que fazemos a Nossa Senhora, dentre as quais o Rosário. E por fim, a terceira forma é sendo “outra” Maria, imitando seu exemplo de mãe e discípula de Jesus. Após a missa houve uma procissão luminosa conduzida por um carro andor, belamente adornado, que levava a imagem de Nossa Senhora Consoladora e no meio da multidão havia crianças vestidas de anjo. Um momento comovente concluído com a bênção final e uma bateria de fogos de artifício para homenagear Nossa Senhora.

No domingo, apesar do sol forte durante a missa das 10 horas, uma multidão de peregrinos novamente se reuniu na praça, alguns com guarda-chuvas outros procurando uma sombra embaixo das árvores, dentro e ao redor do Santuário para participar. Na sua pregação Pe. Mário se reportou ao tema da Romaria: No colo da Mãe o consolo dos aflitos e falou sobre a passagem do Evangelho em que Maria acolhe em seus braços o seu filho morto após a crucificação. Na dor de Maria, muitas mães se identificam e, ao mesmo tempo, encontram consolo e forças. Depois foram convidados para vir ao altar um grupo de homens, de mulheres, jovens e famílias para segurar o andor de Nossa Senhora Consoladora e rezar.

Durante as duas celebrações Pe. Mário apresentou também a Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma Nova Vocação, exortando os romeiros a incluir em suas orações a Maria o pedido para que o Senhor da Messe envie vocações para a Igreja. “Celebrar e pregar nessa romaria foi para mim um marco em meu ministério sacerdotal” afirmou Pe. Mário.

Confira algumas fotos da Romaria a Nossa Senhora Consoladora, de Ibiaçá (RS) e também o vídeo das duas missas que foram transmitidas ao vivo pelo facebook e pelas rádios locais.

(Fotos: Matheus Pellin)

Missa do sábado (24/02): 

https://www.facebook.com/Cristalina89.3/videos/2051002441842771/

 

Missa do domingo (25/02): 

https://www.facebook.com/Cristalina89.3/videos/2051432525133096/

LITURGIA DIÁRIA

Últimos Posts