Neste final de semana, dias 9 e 10 de setembro, a paróquia Santo Antônio, na cidade de Indianópolis (PR), diocese de Umuarama (PR), recebeu o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, e o coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), José Donizeti Duarte, para uma visita de animação missionária.

Padre Valdecir presidiu as três missas, uma no sábado à noite e duas do domingo, com a concelebração do pároco, padre Marcos Antônio de Oliveira. Na manhã do domingo, ele também realizou um momento de formação missionária para as lideranças da paróquia, que contou com presença do bispo diocesano, dom João Mamede Filho.
Na homilia das missas, após abordar o Evangelho do dia, padre Valdecir falou sobre a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, na África, desde o ano de 2014. Contou como ela nasceu, como tem se desenvolvido até aqui e como é a realidade do povo e a vida dos missionários que pra lá são enviados.
Segundo a coordenadora do Conselho de Pastoral, Vilaine Aparecida Bronzi, as missas foram momentos abençoados. “O padre Valdecir nos falou sobre a importância da missão e de sermos misisonários aonde estamos. Foi muito gratificante ter essa formação sobre o quanto essa missão fora do país é importante para nossa Igreja”, disse Vilaine.
A secretária da paróquia, Rosangela Janunzzi Inácio, avaliou positivamente a visita. “Como Igreja católica, a gente vive a realidade da nossa paróquia e não tem ideia do que é um projeto missionário. Então, foi muito importante conhecermos um pouco sobre essa missão que a Igreja do Paraná mantém na África, para podermos colaborar com ela, não só em termos financeiros, mas também com a nossa oração e consciência missionária”, afirmou Rosangela.
O bispo diocesano, dom Mamede, após participar do momento formativo na paróquia, disse que o tema missão é muito pertinente à Igreja. “A Igreja é missionária. Nossa Igreja do Paraná foi levar calor fora dos nossos limites, além até do nosso continente, ou seja, atravessou o mar para levar o calor que recebemos de Jesus. É uma bênção para nossa Igreja ter essa Missão, porque continuamente nos rememora, nos trás ao frescor da mente o nosso empenho de evangelizar e de crescer no conhecimento de Cristo”, afirmou o bispo.
O pároco, padre Marcos, disse que espera colher muitos frutos dessa visita, especialmente o crescimento da consciência missionária entre seus paroquianos. “Essa visita veio semear e despertar em nós a consciência missionária, que nos levará a ações concretas. Primeiro, a necessidade de rezar pelas santas missões, pelo projeto missionário da Igreja do Paraná. Segundo, motivou-nos a realizar uma ação caritativa, sendo mão que colabora, que ajuda também na dimensão econômica. Por fim, veio despertar em nosso povo a vocação missionária, convidando nossos leigos e leigas a se disporem a ir em missão, além da nossa paróquia e da nossa diocese”, disse o pároco.






Realizar visitas de animação missionária nas paróquias das dioceses do Paraná faz parte do projeto missionário do COMIRE. Essas visitas têm por objetivo promover a Missão São Paulo VI, despertando a consciência missionária no povo paranaense e a corresponsabilidade pela manutenção da Missão em três âmbitos: da oração pela Missão, do envio de missionários e do sustento da Missão.
(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)